Patenses ficam obrigados a implantar chips de identificação em seus animais de estimação

É que entrou em vigor no município o Decreto 5.236, que tornam obrigatórios o cadastramento e identificação de cães e gatos da área urbana por meio da microchips.

A partir de agora, proprietários de cães e gatos ficam obrigados a identificarem seus animais por meio de microchipagem em Patos de Minas. É que entrou em vigor no município o Decreto 5.236, que tornam obrigatórios o cadastramento e identificação de cães e gatos da área urbana por meio da microchips.

Segundo a Prefeitura, o Decreto 5.236 tem por base o Estatuto de Defesa, Controle e Proteção de Animais em Patos de Minas (Lei 7.993, de 26 de outubro de 2020). Seis clínicas veterinárias foram licenciadas e credenciadas pela Vigilância em Saúde Ambiental, estando aptas a realizar o procedimento.

Segundo o decreto, os tutores que apresentarem condições socioeconômicas insuficientes ratificadas pelo CadÚnico terão seus animais cadastrados e identificados com microchip pelo Centro de Controle de Zoonoses, conforme já vem acontecendo por meio de convênio com a Associação de Proteção Animal e Ambiental (Aspaa). A conduta é a mesma para cães e gatos em situação de rua e para os que estão sob tutela de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e lares temporários.

Os cães e gatos devem ser cadastrados e identificados até o terceiro mês de idade. No caso de animais nascidos antes da vigência da nova norma, os tutores têm 180 dias (a contar de 16 de maio) para providenciar a microchipagem. Esse prazo é prorrogável por igual período, desde que devidamente justificado pela Vigilância em Saúde Ambiental/ Centro de Controle de Zoonoses.

Valores – As clínicas veterinárias credenciadas têm autonomia para precificar a microchipagem, mas todas devem afixar em local de fácil visualização o valor a ser cobrado. Os animais atendidos em estabelecimentos particulares também têm as informações enviadas ao banco de dados único do município e consequentemente ao sistema estadual.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Crianças ateiam fogo em colchão e chamas destroem barracão no fundo de uma casa, em Patrocínio

Veja mais