Passa de 720 o número de casos de dengue e secretaria de saúde pede Fumacê

A Secretaria Municipal de Saúde encaminhou um ofício ao Estado pedindo o envio de um Carro Fumacê para a cidade.


Bombas costais estão sendo utilizadas pelos visitadores para tentar conter a epidemia.
A Secretaria Municipal de Saúde encaminhou um ofício ao Estado pedindo o envio de um Carro Fumacê para a cidade. O tratamento só é utilizado em casos de epidemia, como ocorre em alguns bairros de Patos de Minas. O início do trabalho do Carro Fumacê, no entanto, ainda não tem data para acontecer. Até lá, visitadores sanitários continuarão utilizando as bombas costais para conter o mosquito Aedes Aegypti.

O avanço da Dengue em Patos de Minas tem sido motivo de preocupação das autoridades de saúde. Os índices de infestação do mosquito transmissor crescem a cada dia e o número de casos também. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde já são 720 notificações de casos de dengue em Patos de Minas e esse número ainda não inclui as notificações realizadas pela UPA no final de semana.

Alguns bairros da cidade já registram números que podem ser considerados como epidemia. Para conter o avanço da doença, a Secretaria Municipal de Saúde requisitou junto ao Governo do Estado a presença do Carro Fumacê. Esse tipo de tratamento é utilizado somente em casos de epidemia, já que pode trazer outras consequências ao meio ambiente. Por outro lado, o Fumacê diminui o número de mosquitos adultos e interrompe a disseminação da epidemia.

Mas enquanto o Carro Fumacê não chega, a população deve continuar fazendo sua parte, limpando os quintais e eliminando todo tipo de recipiente que possa acumular água e que sirva de criadouro para o mosquito transmissor da Dengue. Muito mais eficientes do que o Fumacê, estas medidas poderão eliminar o Aedes Aegypti para sempre.

O Programa Municipal de Combate a Dengue também continua trabalhando no combate ao mosquito. Nos locais onde são registrados casos da doença, visitadores sanitários aplicam inseticida em todo o quarteirão, fazendo uma espécie de barreira para evitar que outras pessoas sejam infectadas.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Idoso inabilitado avança parada, bate em ambulância do Samu e deixa três feridos, em Carmo do Paranaíba

Veja mais

Confraternização de Natal termina com convidados sendo agredidos e jovem preso em Patos de Minas

Veja mais

Homicídios caem mais de 50% e Patos de Minas registra ano histórico na área da segurança pública

Veja mais

Ex-companheiro é preso por perseguição, ameaças e tentativa de agressão com arma de fogo durante festa de Natal em Patos de Minas

Veja mais

Condutor e passageiro de motocicleta morrem em grave acidente na BR 354, em Rio Paranaíba

Veja mais

Acusação de furto de celular termina em agressões no Mercado Municipal e duas pessoas vão parar na Delegacia

Veja mais