Pais vão responder criminalmente após filhos vandalizarem em escola
Os pais dos garotos de 10 e 12 anos que praticaram os atos vão responder pelo crime de abandono de incapaz.
A ocorrência foi registrada na tarde dessa quinta-feira (02) depois que os dois meninos foram até o CAIC e provocaram os atos infracionais. Segundo as conselheiras tutelares, os garotos que não estão matriculados na escola haviam invadido a escola, subido no telhado da cantina e cuspiam nas pessoas que passavam pelo local.
De acordo com Valéria Elias, a diretora do CAIC já não sabe mais o que fazer. O carro dela foi arranhado e a guarita da escola também foi danificada. Os adolescentes ainda fazem ameaças. “Se consertar, a gente quebra de novo”, contou a conselheira. Ela também informou que as crianças da escola estão sem tomar banho porque os chuveiros foram furtados.
As conselheiras ainda informaram que os dois garotos estão matriculados em outra escola, mas já faz alguns dias que não frequentam as aulas. Valéria disse que os dois estão envolvidos nesses atos infracionais na escola e ainda em outros. “A Perícia Técnica da Polícia Civil foi até a escola para avaliar os danos provocados”, informou.
Diante da situação, as conselheiras procuraram os pais que nem se davam conta de onde os filhos estavam. A mãe de um deles foi encontrada e conduzida até a delegacia. Ela vai responder por abandono de incapaz. A outra mãe não foi localizada, mas o pai foi e também deve ser responsabilizado pelo mesmo crime.
As conselheiras entendem que os pais são os principais responsáveis pela educação dos filhos. “O Conselho Tutelar faz o que pode”, afirmou. Segundo Valéria, o Estatuto da Criança e do Adolescente protege os menores e em casos deste tipo os pais devem responder pelo crime.
Autor: Farley Rocha