Pais movimentam unidades de saúde na abertura da Campanha de Multivacinação
Os pais levantaram cedo para imunizar os filhos contra as mais diferentes doenças.
18 unidades de saúde foram disponibilizadas para imunizar a criançada. A campanha de multivacinação está disponibilizando todas as vacinas do calendário básico de vacinação, como a BCG, Hepatite B, Tetravalente, Pentavalente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VOP (Vacina oral poliomielite atenuada), Rotavírus, Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C conjugada, Febre Amarela, Tríplice Viral e DTP (Tríplice Bacteriana).
A campanha de multivacinação é para as crianças menores de cinco anos. Elas devem ser levadas a uma unidade de saúde para completar o cartão de vacina. Os pais compareceram em bom número e alguns casos surpreenderam os atendentes dos postos de saúde, como o da mãe que não levava o filho para ser imunizado de pena de ver a criança ser picada pela agulha. Desta vez o pai levou o menino e ele recebeu a vacina contra a meningite.
A maioria das crianças, no entanto, não precisou tomar vacina. Elas já estavam com o cartão completo. As crianças de quatro anos é que não tiveram escolha. A garotada desta faixa etária está recebendo duas doses injetáveis, independente de estarem com o cartão em dia. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que 18 mil pessoas compareçam a uma unidade de saúde.
As unidades de saúde permanecem abertas neste sábado (18) até as 17 horas. Campanha de Multivacinação vai até o dia 24 de agosto. Toda criança menor de cinco anos de idade deve ser levada para a conferência do cartão de vacina.
Autor: Maurício Rocha