Pais acusam Hospital Regional de erro médico após recém-nascida sofrer infecção no parto

Durante o parto, a recém-nascida teria ingerido uma secreção que teria ocasionado a infecção.


Uma família de Patos de Minas acusa o Hospital Regional Antônio Dias de cometer erro médico durante um parto cesáreo. A mãe deu entrada no hospital por volta de 05h de segunda-feira (03), para realizar o parto cesáreo, que teria sido realizado somente por volta das 20h30. Durante o parto, a recém-nascida teria ingerido uma secreção que teria ocasionado a infecção.

Segundo Beatriz Pereira, mãe da pequena Maria Allyce, durante a gestação, fez acompanhamento de alto risco, devido ter hipotireoidismo. A médica que fez o acompanhamento, deu uma carta orientando realizar o parto cesáreo. A mulher foi até o Hospital Regional no sábado (01), mas foi orientada a volta na segunda-feira, quando completou 40 semanas.

Ela retornou ao hospital na segunda-feira e deu entrada por volta das 05h. A mãe contou que já estava de jejum. Segundo Beatriz, alguns casos de emergência chegaram no hospital e foram atendidos primeiro. A mulher foi encaminhada para o bloco cirúrgico por volta das 20h30 para iniciar o procedimento. Ela ficou mais de 15h sem beber água e sem se alimentar.

Beatriz contou que, após o parto, a filha precisou ser colocada no oxigênio. Na quarta-feira (05), a mãe recebeu a notícia de que havia saído uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, em um hospital de Paracatu. Beatriz disse que recebeu a notícia com espanto, pois não havia sido informada de que a filha precisava de uma UTI.

Por volta de 12h desta quinta-feira (06), uma equipe do SAMU realizou a transferência para o Hospital da Criança de Paracatu. Segundo o SAMU, a pequena Maria Allyce manteve-se estável, ativa e reativa, e com facilidade para respirar. A avó materna acompanhou a criança, devido a mãe estar no período de resguardo. Matheus Henrique, pai da Maria Allyce, afirmou que estava indignado devido ao Hospital Regional não ter leitos suficientes.

Os pais procuraram o Patos Hoje indignados com a situação e em busca de mais explicações sobre o ocorrido. A família agora enfrenta outra dificuldade, os pais afirmaram que não conhecem a cidade de Paracatu. Com a incerteza de quantos dias terão que ficar na cidade, além dos gastos com o transporte, os pais pediram ajuda da população. A chave pix é (34) 99820-9961, em nome de Matheus Henrique Moreira Silva.

O Patos Hoje entrou em contato com a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) e a Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia, administradoras do Hospital Regional Antônio Dias, que se pronunciaram por meio da seguinte nota:

“A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e a Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu) informam que todos os cuidados assistenciais necessários estão sendo prestados ao recém-nascido pela equipe médica e multidisciplinar do Hospital Regional Antônio Dias (HRAD).

O recém-nascido foi cadastrado no sistema de regulação de leitos e sua transferência será realizada hoje (6/3) para UTI Neonatal na cidade de Paracatu, tendo em vista que os 6 leitos de UTI Neonatal do HRAD encontram-se ocupados.

A família foi informada pela equipe médica sobre a gravidade do caso, como também sobre a busca de leito via SUSFácil, e vem sendo mantida atualizada sobre os andamentos do caso.

Quanto a possível infecção, foi coletado material para análise e o resultado deve sair nos próximos dias.

A equipe do hospital está à disposição para prestar outros esclarecimentos à família sobre o atendimento prestado.

Salientamos que o HRAD vai receber 16 novos leitos de cuidados voltados para recém-nascidos, conforme anunciado no fim do ano passado. Mais de R$ 5,2 milhões serão investidos para reforma e adequação dos espaços, com previsão de entrega das obras até o final de 2025”.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais