Pacientes encontram UPA sem médicos e voltam para casa sem atendimento

A informação para quem chagava é que só seriam atendidos os casos de urgência e emergência levados pelo Corpo de Bombeiros ou SAMU


As pessoas que chegavam na UPA eram informadas que o atendimento seria somente para emergências.
A UPA I da Avenida Marabá ficou vazia na tarde dessa segunda-feira (11). Mas o motivo não foi a falta de paciente, mas sim a ausência de médicos para fazer o atendimento. Quem precisou de atendimento médico foi orientado a procurar outros meios porque só seriam atendidos os casos de urgência e emergência.

Odaísa Natane Rodrigues de Souza Pião foi com seu filho de apenas dois anos até o Mini-hospital e ficou revoltada. Ela contou que a criança estava com febre, dor de garganta, dor de ouvido e não estava conseguindo comer. Mas o atendimento não seria realizado por falta de médico.

Outros pacientes chegaram para ser atendidos e também tiveram que retornar. A informação para quem chegava é que só seriam atendidos os casos de urgência e emergência levados pelo Corpo de Bombeiros ou SAMU. Os Outros deviam procurar atendimento na Unidade de Saúde Básica.

A informação revoltou os pacientes. Muitos que não tinham outras condições pediram uma providência urgente para o problema. Entramos em contato com o Secretário de Saúde, Dirceu Deoclaciano, que justificou a falta de médicos no Mini-hospital. Segundo ele, um médico pediu exoneração há cerca de 15 dias.

Outros dois informaram que não iriam trabalhar nesta segunda-feira (11). Segundo o médico, o motivo foi justificado, porém aconteceu de última hora e não foi possível a substituição. Apenas um médico trabalhou durante o dia no Mini-hospital, o que acabou deixando sem atendimento dezenas de pessoas.

O motivo das faltas pode ser por questões salariais. Segundo o secretário, o salário dos médicos não é reajustado desde 2009 e um projeto de lei será enviado para a Câmara Municipal para que seja feita a correção dos salários anualmente.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais