Paciente com suspeita de mpox é monitorado em Patos de Minas; exame foi enviado à Funed

Em nota enviada à redação do Patos Hoje, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que foi feita a coleta de material, que foi enviado para exame na Funed.

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas está monitorando um paciente que deu entrada em uma unidade de saúde com suspeita de mpox (varíola dos macacos). Em nota enviada à redação do Patos Hoje, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que foi feita a coleta de material, que foi enviado para exame na Funed.

Segundo a Administração Municipal, no dia 26 de fevereiro de 2026, um paciente do sexo masculino, de 29 anos, atendido na cidade, teve amostra coletada para análise da doença. O material foi encaminhado à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, e o resultado deve ser divulgado em aproximadamente 20 dias.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Epidemiologia, o caso está sendo monitorado. A primeira apuração aponta que o paciente não possui vínculo epidemiológico com pessoas suspeitas ou confirmadas com a doença, o que não condiz, até o momento, com cadeia de transmissão ativa. Ainda assim, o exame laboratorial é fundamental para descartar completamente a suspeita.

A Prefeitura reforçou a orientação para que a população procure atendimento médico ao apresentar sintomas como lesões cutâneas — especialmente dolorosas na região genital ou anal —, febre acompanhada de ínguas, dor intensa e lesões oculares. Em caso de suspeita, a recomendação é evitar contato íntimo até passar por avaliação de um profissional de saúde.

Em Patos de Minas, o atendimento ocorre nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e no Serviço de Assistência Especializada (SAE). A Secretaria destaca que segue atenta e adotando todos os protocolos necessários para garantir a segurança da população.

Últimas Notícias

Mulher é flagrada dirigindo com pneu estourado e em zigue-zague no Centro de Patos de Minas

Veja mais

Homem dispara em cortejo fúnebre, vídeo é postado no Instagram e acaba preso junto com a irmã em Patos de Minas

Veja mais

Fenamilho tem última virada de lote neste domingo; passaporte custará R$359,00

Veja mais

Gato tem pata amputada em Patos de Minas e tutora denuncia crueldade

Veja mais

Veja o que abre e o que fecha no feriado do Dia do Trabalhador em Patos de Minas

Veja mais

Salário médio do trabalhador amplia recorde e chega a R$ 3.722 no Brasil

Veja mais