Paciente com pedra e infecção no rim aguarda vaga para cirurgia há cerca um mês na UPA de Patos de Minas

Flávia Ferreira foi internada, no dia 10 de dezembro, com fortes dores e recebeu o diagnóstico de pedra e infecção no rim esquerdo.


Uma mulher de 39 anos está internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Patos de Minas, há cerca de um mês, aguardando vaga para cirurgia. Flávia Ferreira foi internada, no dia 10 de dezembro, com fortes dores e recebeu o diagnóstico de pedra e infecção no rim esquerdo.

O Antônio Fernandes, marido da Flávia, procurou o Patos Hoje para contar sobre o ocorrido. Segundo ele, no dia 09 de dezembro, uma segunda-feira, Flávia se queixou de fortes dores na região do abdômen e estava com vômitos. Ele é motorista de transporte de suínos e não estava em casa no momento. Flávia procurou a UPA, onde recebeu medicação e foi liberada para casa. Durante a tarde, Antônio chegou em casa e soube do ocorrido, mas a esposa já estava se sentindo bem.

Antônio saiu de casa e foi até o Centro fazer algumas compras, quando recebeu uma ligação da filha, informando que Flávia estava passando mal novamente. Antônio retornou para casa e levou a esposa para a UPA. No mesmo dia, foram feitos alguns exames na Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas. No dia 10 de dezembro o médico olhou os exames e concluiu que Flávia teria que ficar internada e passar por cirurgia.

Desde a internação, Flávia aguarda por vaga. Segundo Antônio, ela recebeu negativas na Santa Casa de Misericórdia, no Hospital Regional Antônio Dias, e em hospitais de Uberaba, Uberlândia e Belo Horizonte. Segundo Antônio, não tem condições de arcar com a cirurgia em hospital particular. Ele procurou o Ministério Público, mas foi informado que os atendimentos devem voltar amanhã, devido ao recesso.

Antônio contou que a demora da cirurgia está impactando negativamente o dia a dia. Ele precisa levar o filho, de apenas 6 anos, nas viagens de trabalho, por não ter onde deixar, e que o pequeno tem ficado triste com saudades da mãe. Além das datas festivas, Natal e Ano Novo, Antônio disse que Flávia passou o aniversário, de 39 anos, e o aniversário do filho, internada.

O Patos Hoje procurou a Prefeitura Municipal de Patos de Minas que se pronunciou por meio da seguinte nota:

“A Prefeitura de Patos de Minas informa que a paciente Flávia Ferreira da Silva está devidamente cadastrada no sistema SUSFÁCIL desde sua entrada na UPA, aguardando a disponibilização de vaga para realizar a cirurgia necessária.

Durante todo esse período, as equipes médica e de enfermagem da UPA têm se dedicado a oferecer o acompanhamento e os cuidados indicados, garantindo o conforto da paciente até a disponibilização da vaga pelo sistema.

É importante esclarecer que a UPA não possui autonomia sobre a regulação de vagas, pois esse processo é gerenciado exclusivamente pelo sistema SUSFÁCIL e pelos hospitais da rede.

A Secretaria de Saúde realizou diversas tentativas de viabilizar a cirurgia por meio de compra de leitos na rede privada, no entanto não encontrou especialistas disponíveis, possivelmente em razão do período de fim de ano (o que deve ser normalizado nos próximos dias)” .

Na manhã desta terça-feira (07), Antônio entrou em contato com a redação do Patos Hoje e informou que a vaga saiu na Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas. Flávia foi transferida da UPA, por volta de 8h.

Últimas Notícias

Pouco mais de 10% da população de 10 a 14 anos completou vacinação contra dengue em Patos de Minas

Veja mais

Após denúncia anônima, PM encontra arma de uso restrito e drogas e prende morador, no Jardim Esperança

Veja mais

Casal é flagrado furtando mais de R$300,00 em carnes de hipermercado

Veja mais

Obras na MGC 354 incluem construção de terceiras faixas e 3 trevos; o investimento será de R$ 34 milhões

Veja mais

Minas Gerais terá 12 pontos facultativos e 11 feriados no ano de 2025; veja

Veja mais

Homem furta celular, passa correndo em frente à delegacia e acaba preso

Veja mais