OrthoDontic presta homenagem às mulheres que escolheram seguir a carreira odontológica

O Brasil é o país com a maior população de dentistas do mundo, 19%, sendo que deste total 122 mil são mulheres.

Nesta quinta-feira, 08 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A história das mulheres esteve durante gerações marcada pela submissão, violência e exclusão de direitos. Felizmente, na atualidade as mulheres têm alcançado e garantido muitos direitos, mas a luta persiste, visto que muitas ainda sofrem com o preconceito, a desvalorização e o desrespeito frente aos homens. Dessa forma, para homenagear todas as mulheres, a OrthoDontic Patos de Minas se voltará para as que trabalham na área odontológica, trazendo um pouco da história delas nesta profissão e como está sua atuação nos dias atuais.

No Brasil, a história das mulheres na Odontologia iniciou no âmbito familiar através dos pais e maridos cirurgiões-dentistas que passavam o seu ofício adiante para suas filhas, esposas, sobrinhas… Foi no final do século XIX que as mulheres brasileiras passaram a ter acesso ao ensino de nível superior e este evento coincidiu com a criação de cursos específicos na área da Odontologia.

Estatisticamente, o Brasil é o país com a maior população de dentistas do mundo, 19%, sendo que deste total 122 mil são mulheres, correspondendo a 56% do total (dados do livro “O Perfil Atual e Tendências do Cirurgião-Dentista Brasileiro”).

Segundo Dra. Daniany Oliveira Fernandes Cirurgiã Dentista Especialista em implantodontia, habilitada em sedação consciente com Óxido Nitroso e Sócio-propietária da OrthoDontic Patos de Minas, Patrocínio, Paracatu e Araxá, mesmo com maior acesso e liberdade para cursar a graduação e exercer a profissão, as mulheres ainda precisam mostrar a sua competência para obter ganhos salariais iguais aos colegas homens, além de terem que superar questões de gênero e misoginia que interferem no cotidiano dos consultórios.

Além do maxismo e desigualdades, Dra. Daniany destaca também outro desafio enfrentado pelas mulheres, não só dentistas, mas todas as mulheres: o excesso de trabalho. Isso porque, mesmo com todos os avanços, as mulheres ainda são as principais responsáveis por cuidar da casa e dos filhos — mesmo que elas tenham um emprego ou o seu próprio negócio. Conciliar as duas jornadas é complicado e transforma a sua rotina em algo pesado e estressante. Isso faz com que as suas atividades, tanto em casa quanto no trabalho, sejam prejudicadas. Além disso, fica difícil separar tempo e energia para aproveitar os momentos de lazer com a família e os amigos, descansar, cuidar de si e da própria saúde.

Mesmo com todos esses desafios o Brasil já é o país que tem mais profissionais da saúde bucal, e não é à toa que a odontologia brasileira é a melhor do mundo. Diversas pesquisas avançadas da odontologia se concentram no Brasil. A OrthoDontic Patos de Minas acredita que a chave do sucesso da odontologia brasileira é você, mulher, que inovou no mercado odontológico e gerou milhares de oportunidades.

Desejamos neste e em todos os outros dias, que os Sorrisos das mulheres continuem nos inspirando a melhorar a cada dia!

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais