Órgãos se unem em Patos de Minas para evitar a destruição da Mata do Catingueiro

Para evitar que os incêndios voltem a castigar a mata, diversos órgãos se uniram e já começaram a adotar medidas para evitar a degradação do local.

Órgãos Públicos se juntam para evitar destruição na mata.

A Mata do Catingueiro no Bairro Jardim Panorâmico em Patos de Minas sofreu nos últimos anos com diversas queimadas. Muitas árvores de grande porte foram consumidas pelo fogo. Para evitar que os incêndios voltem a castigar a mata, diversos órgãos se uniram e já começaram a adotar medidas para evitar a degradação do local.

O Tenente Fernandes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil explicou que o objetivo principal das primeiras medidas é evitar que incêndios continuem ocorrendo no local. Um aceiro, que é o desbaste em volta da mata, será realizado para evitar que o fogo no vegetal de fora se propague para o interior do bosque.

Ele contou também que os moradores plantaram no local mandiocas, chuchu, mangueiras, limoeiros e entre outros que devem ser limpos pelo trabalho. Ele explicou que, por não ter autorização da Prefeitura Municipal, as plantações são consideradas invasões e tudo que estiver na linha do aceiro será eliminado.

O oficial ainda informou que a Prefeitura Municipal deve construir ao redor de todo o espaço uma calçada para proteger a mata. O advogado Dionísio Alberto de Brito, da Organização de Desenvolvimento Sustentável, ODS, disse que a degradação da área foi muito grande e que a intenção é promover uma situação de preservação.

Dionísio disse que fará um inventário da fauna e da flora da mata e depois promover uma educação ambiental com grupo multidisciplinar para garantir que a mata sobreviva para as gerações futuras. Ele contou que é preciso falar para as pessoas sobre a importância da área que é um bioma típico do cerrado.

O Presidente do CODEMA- Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiental, Ivanildo Alves Zica e o Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, o engenheiro César Caixeta, participaram desta primeira ação. Além de prevenir as queimadas, o trabalho vai evitar que criminosos se escondam na mata.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

No Dia da Luta Antimanicomial, Prefeitura de Patos de Minas destaca avanços na saúde mental

Veja mais

Prefeitura de Patos de Minas anuncia novo procurador-geral que assume cargo nesta semana

Veja mais

Quem não conseguiu pagar o IPVA 2026 poderá parcelar o valor do imposto em até 12 vezes

Veja mais

Homem fica ferido após cair na Cachoeira da Taboca e mobiliza socorro em local de difícil acesso

Veja mais

Furto de celular agora pode render até 10 anos de prisão; veja as principais mudanças na lei

Veja mais

Adolescente de apenas 17 anos é flagrado com grande quantidade de drogas e anotações de tráfico

Veja mais