Órgãos se unem em Patos de Minas para evitar a destruição da Mata do Catingueiro

Para evitar que os incêndios voltem a castigar a mata, diversos órgãos se uniram e já começaram a adotar medidas para evitar a degradação do local.

Órgãos Públicos se juntam para evitar destruição na mata.

A Mata do Catingueiro no Bairro Jardim Panorâmico em Patos de Minas sofreu nos últimos anos com diversas queimadas. Muitas árvores de grande porte foram consumidas pelo fogo. Para evitar que os incêndios voltem a castigar a mata, diversos órgãos se uniram e já começaram a adotar medidas para evitar a degradação do local.

O Tenente Fernandes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil explicou que o objetivo principal das primeiras medidas é evitar que incêndios continuem ocorrendo no local. Um aceiro, que é o desbaste em volta da mata, será realizado para evitar que o fogo no vegetal de fora se propague para o interior do bosque.

Ele contou também que os moradores plantaram no local mandiocas, chuchu, mangueiras, limoeiros e entre outros que devem ser limpos pelo trabalho. Ele explicou que, por não ter autorização da Prefeitura Municipal, as plantações são consideradas invasões e tudo que estiver na linha do aceiro será eliminado.

O oficial ainda informou que a Prefeitura Municipal deve construir ao redor de todo o espaço uma calçada para proteger a mata. O advogado Dionísio Alberto de Brito, da Organização de Desenvolvimento Sustentável, ODS, disse que a degradação da área foi muito grande e que a intenção é promover uma situação de preservação.

Dionísio disse que fará um inventário da fauna e da flora da mata e depois promover uma educação ambiental com grupo multidisciplinar para garantir que a mata sobreviva para as gerações futuras. Ele contou que é preciso falar para as pessoas sobre a importância da área que é um bioma típico do cerrado.

O Presidente do CODEMA- Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiental, Ivanildo Alves Zica e o Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, o engenheiro César Caixeta, participaram desta primeira ação. Além de prevenir as queimadas, o trabalho vai evitar que criminosos se escondam na mata.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Homem enche carrinho com 72 garrafas de Heineken, carnes e outros produtos, tenta sair sem pagar e acaba preso

Veja mais

Homem diz que descobriu traição, ameaça de morte a esposa e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso após furtar capacete em motoneta e depois joga fora em lote vago

Veja mais

Temporal arranca árvores, destelha imóveis e causas estragos no distrito de Beira Rio

Veja mais

Idoso inabilitado avança parada, bate em ambulância do Samu e deixa três feridos, em Carmo do Paranaíba

Veja mais

Confraternização de Natal termina com convidados sendo agredidos e jovem preso em Patos de Minas

Veja mais