Órgãos de saúde criam comitê para gerenciar ações contra Coronavírus em Patos de Minas

Mesmo com todas as medidas de prevenção, segundo Noemi Portilho, não será possível evitar que o Coronavírus chegue a esta região.

A reubuão foi na manhã desta sexta-feira no gabinete do Prefeito.

Representantes de órgãos de saúde se reuniram na manhã desta sexta-feira (13) no gabinete do prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves para definir ações contra o Coronavírus em Patos de Minas. Eles tranquilizaram a população, destacando que os dois casos registrados na cidade são apenas suspeitos, mas alertaram que é preciso adotar medidas de prevenção para evitar que o vírus cause danos maiores.

A superintendente regional de saúde, Noemi Portilho explicou que o Comitê vai atuar em quatro eixos: prevenção, assistência farmacêutica, informação e assistência médica aos portadores do Coronavírus. A secretária municipal de saúde, Denise Fonseca, disse que o comitê fará reuniões semanais para deixar a população bem informada.

Mesmo com todas as medidas de prevenção, segundo Noemi Portilho, não será possível evitar que o Coronavírus chegue a esta região. Ela explicou, no entanto, que é preciso adotar medidas para fazer com que o número de infectados seja o menor possível. Denise sugeriu que as pessoas evitem apertos de mão e beijos ao se cumprimentarem.

O prefeito José Eustáquio explicou que medidas mais drásticas como  a suspensão de aulas e de eventos públicos ainda não é necessário e tranquilizou a população informando que todas as medidas estão sendo tomadas para evitar a proliferação do Coronavírus na cidade.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, até o momento, foram notificados 313 casos de infecção humana pelo COVID-19. Destes casos, 22 foram descartados, 289 estão em investigação como suspeitos e dois casos foram confirmados.

Primeiro caso confirmado em MG

Paciente do sexo feminino, 47 anos, residente no município Divinópolis, com histórico de viagem para Itália em 20/02/2020 com retorno ao Brasil em 02/03/2020, início de sintomas em 05/03/2020, apresentou mialgia e coriza e não hospitalizou e está em isolamento domiciliar. A coleta para análise foi realizada em domicílio, na quinta-feira (05/03) e a análise finalizada no dia seguinte. O material foi encaminhado para a Fiocruz que homologou o resultado no dia 08/03/2020.

Segundo caso confirmado em MG

Paciente do sexo feminino, 38 anos, residente no município Ipatinga, com histórico de viagem para Israel em 20/02/2020 com retorno ao Brasil em 29/02/2020. Início de sintomas em 29/02/2020, com relato de tosse e febre, com evolução para dor de garganta. Paciente não hospitalizou e está em isolamento domiciliar. Foi realizado coleta de material em 04/03/2020 e envio para Funed com recebimento em 06/03/2020. Resultado de exame positivo para Coronavírus (Sars-CoV-2) em 12/03/2020.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais