Órgãos de Meio Ambiente denunciam Copasa por despejo de esgoto também na Zona Rural

Ambientalistas reunidos no Plenário da Câmara Municipal denunciaram a Copasa pelo despejo de esgoto em nascentes também na Zona Rural.

O esgoto está sendo jogado sem nenhum tratamento nos cursos d’água.

As denúncias contra a Copasa pelo despejo de esgoto em Córregos e no Rio Paranaíba não se limitam ao perímetro urbano. Ambientalistas reunidos no Plenário da Câmara Municipal denunciaram a Companhia de Saneamento de Minas Gerais pelo despejo de esgoto em nascentes também na Zona Rural. Um relatório foi apresentado.

Integrantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA  - acusam a Copasa de despejar esgoto em cursos d’água que abastecem os distritos de Major Porto, Pindaíbas e Areado. A denúncia foi feita após uma vistoria realizada na zona rural.  Os danos causados pela Companhia ao Meio Ambiente foram levantados e inseridos em um relatório.

Segundo o presidente do Conselho Integrado de Meio Ambiente – CIMA -  Ivanildo Alves, a estrutura que foi construída pela Prefeitura há cerca de 30 anos para o tratamento do esgoto em Major Porto e que foi repassada para a Copasa há cerca de 20 anos, não recebeu nenhum tipo de melhorias e simplesmente não funciona. Enquanto isso, o esgoto é jogado sem nenhum tratamento nos cursos d’água.

A vereadora Dalva Mota fez a denúncia ao CODEMA e acompanhou as vistorias no local. Segundo ela, o problema é bastante antigo e precisa de uma solução. A Polícia Militar de Meio Ambiente também constatou a poluição causada pela Copasa nos distritos de Major Porto, Areado e Pindaíbas e multou a Companhia.

O relatório da poluição causada pela Copasa será encaminhado também para o Ministério Público para que a Companhia seja responsabilizada. A redação do Patos Hoje entrou em contato com a assessoria de comunicação da Companhia de Saneamento de Minas Gerais que enviou a seguinte nota: "A Copasa informa que, desde 2009, o esgoto dos distritos de Major Porto, Areado e Pindaíbas, em Patos de Mina, é coletado e encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

A Companhia esclarece que, o que é lançado nos cursos d”água é o efluente, após tratamento na  ETE. Além disso, estão previstas, para 2019, obras de ampliação do sistema de tratamento de esgoto dessas localidades."

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais