Operários trabalham a todo vapor na preservação do imponente Palacete de Amadeu Maciel

O trabalho acontece depois de uma batalha judicial que começou em 2009.

A primeira etapa da obra vai contemplar a fachada e toda a parte externa.

As obras de restauração do imponente Palecete de Amadeu Maciel em Patos de Minas estão a todo vapor. O imóvel de reconhecido valor histórico e cultural deve ser totalmente restaurado. O trabalho acontece depois de uma batalha judicial que começou em 2009, quando o Ministério Público propôs uma ação civil pública, para evitar o desabamento do imóvel.

Cerca de 8 homens estão trabalhando no palacete. A primeira etapa da obra vai contemplar a fachada e toda a parte externa. O trabalho, de acordo com o projeto aprovado pelo patrimônio histórico, deve durar cerca de 6 meses e terá um custo de aproximadamente R$600 mil. Segundo os operários, esse prazo pode se estender caso o tempo não ajude.

Após a primeira fase, deve ser iniciada de forma imediata a restauração na parte interna. As obras artísticas existentes no prédio também serão restauradas. O imóvel pertence atualmente a um empresário de Uberlândia. Segundo o assessor, que não permitiu a realização das imagens no interior do palacete, as obras vão seguir todas as exigências feitas pela justiça.

O palacete pertenceu a Amadeu Maciel, irmão do ex-presidente da Província de Minas Gerais, Olegário Maciel, e foi construído entre a década de 10 e 20, possuindo um grande valor para a cultura e história do povo patense. Segundo os historiadores, Amadeu Maciel era um comerciante empreendedor que muito contribuiu para o desenvolvimento da cidade.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais

Homem que matou desafeto na frente da filha é condenado a mais de 11 anos em Patos de Minas

Veja mais