Operadores por pouco não são eletrocutados após colheitadeira encostar em rede de alta tensão em Patos de Minas

Os operadores só não foram eletrocutados porque com o estouro, a máquina abaixou e deixou de encostar na fiação.

O acidente aconteceu na tarde desta quarta-feira (25) em uma fazenda, a cerca de 10 km do perímetro urbano de Patos de Minas. Uma carreta transportando uma colheitadeira atingiu a rede de alta tensão. Os pneus chegaram a estourar. Os operadores só não foram eletrocutados porque com o estouro, a máquina abaixou e deixou de encostar na fiação.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, por volta das 13h50, uma equipe de salvamento e combate a incêndio do Corpo de Bombeiros foi até o local onde uma colheitadeira transportada por uma carreta acabou encostando na fiação quando passava debaixo da rede de alta tensão devido a sua altura.

O solicitante informou para os bombeiros que, no momento em que houve o contato com a rede elétrica, os pneus da carreta começaram a se incendiar e houve estouro de dois pneus da carreta e de um pneu da colheitadeira. Ele disse ainda que ao tentar se aproximar da carreta sentiu formigamento nos membros inferiores como se o solo estivesse energizado momento em que se afastou do local.

À distância, ele orientou que o condutor e o passageiro da carreta permanecessem no interior da mesma para evitar choque elétrico e acionou os bombeiros e concessionária de energia. O Corpo de Bombeiros verificou que o incêndio tinha cessado e com o estouro do pneu da colheitadeira a mesma perdeu um pouco de altura e afastou-se alguns centímetros dos fios e estava estabilizada. Os dois ocupantes aguardavam no interior da carreta.

O Corpo de Bombeiros realizou prevenção aguardando a chegada da concessionária de energia e os ocupantes conseguiram sair da carreta sem ferimentos.

Dicas de segurança:

Evite acidentes com a rede elétrica: Ao transportar equipamentos ou cargas altas, redobre a atenção ao passar debaixo de redes elétricas. Se possível, conte com o apoio de uma terceira pessoa para verificar de fora do veiculo, se não há risco de aproximação da rede elétrica.

Cuidado ao manusear peças metálicas compridas como canos e vergalhões próximos à rede elétrica.

Importante frisar que não é necessário encostar na rede de alta tensão para ocorrer a descarga elétrica.

A simples aproximação de um objeto em direção a rede de alta tensão pode ensejar a ocorrência de um arco voltaico que é a passagem de corrente elétrica através do ar saindo da rede em direção a este objeto provocando uma descarga que pode resultar em acidentes fatais.

Em casos de colisão de veículos com postes ou contato da carga com a rede elétrica:

• Não saia do veículo. Se houver um cabo partido em contato com o veículo você poderá tomar um choque;

• Em situação de incêndio do veículo, abra a porta e pule com os pés juntos, o mais distante possível, sem tocar a lataria do veículo;

• Se estiver do lado de fora do veículo que está em contato com os cabos, não encoste no veículo, pois ele poderá estar energizado;

• Não tente socorrer vítimas que estiverem em contato com fios partidos. Acione imediatamente a Cemig e o Corpo de Bombeiros Militar.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais