Operação Skyfall prende 19 pessoas e apreende veículos, dinheiro e droga
Dezenas de policiais de toda a região e até um helicóptero da Polícia Civil de Belo Horizonte estão na cidade.
O trabalho de investigação que conseguiu desmantelar a organização criminosa durou cerca de 7 meses. De acordo com informações da Polícia Civil, após as investigações, foram conseguidos 32 mandados de busca e apreensão e outros 15 mandados de prisão, sendo que um foi cumprido em Patrocínio e outro em Carmo do Paranaíba.
Os policiais descobriram que a organização mantinha vários pontos de tráfico de droga em São Gotardo e comercializavam diariamente um grande volume de entorpecentes. Usuários e menores infratores eram aliciados para o maléfico comércio de entorpecentes. A organização também tinha ligação com as cidades de Lagoa da Prata e Bambuí.
Weberton Eduardo Campos, conhecido como “Webinho”, apontado como o líder da facção, foi preso juntamente com: Gilmar Batista, o “Bica”; Patrícia Elaine Evangelista, “conhecida como Patrícia da Odete”; Tatiane Alves da Silva, “a Tati”; Vivicleia Alves da Rocha, “a Vivi”; Fernanda Souza de Matos; Márcio Vinício da Silva, “o Neguinho”; Diego Gonçalves da Silva; Alexandre Albuquerque Silva; Marcos Antônio Vieira, “O Marquinho”; Leonora dos Santos Oliveira, “a Baiana”; Denis Haender de Oliveira; Sander Rosino Pereira dos Santos; Denis Henrique Ribeiro Oliveira; Ageu Conceição Soares; Wenblerson Afonso Muniz; e Jakeline Jussara de Araújo.
Além de Weberton, que comandava a organização, tinham papel de destaque na distribuição, armazenamento e contabilidade do tráfico a amásia dele Tatiane, o tio Gilmar e a prima Patrícia Elaine.
Foram apreendidos 9 motocicletas, 4 automóveis, 01 arma de fogo e munições, cerca de R$ 11.000,00 em dinheiro, a maioria em notas de pequeno valor, balança de precisão, embalagens plásticas, além de porções de crack, cocaína e maconha. Os policiais ainda efetuaram a prisão de um 19º suspeito.
Weverton Bruno de Souza armazenava em sua residência para Patrícia 04 porções de crack, pesando cerca de 200 gramas. Após a prisão, a filha de Patrícia passou a armazenar droga o que também foi descoberto pelos policiais. Na casa dela, os policiais encontraram 16 pedras de crack prontas para a venda.
Durante o trabalho de investigação, os Policiais descobriram que os líderes do bando haviam angariado um patrimônio estimado em mais de meio milhão de reais. A Polícia Civil irá pedir o perdimento dos imóveis que foram adquiridos com o dinheiro do tráfico para serem destinados à instalação de postos de saúde, creches e até um posto policial.
Participaram da operação Policiais Civis de São Gotardo, Patos de Minas, Presidente Olegário e Carmo do Paranaíba, além de uma Equipe do Canil Central da Polícia Civil de BH e cobertura aérea da Equipe NOA, com o Helicóptero da PC, além de 18 equipes de Policiais Militares compostas por homens de São Gotardo, Matutina, Tiros, Rio Paranaíba, Carmo do Paranaíba e Patos de Minas.
A operação foi batizada de “Skyfall”, com base na trama do 23º filme de 007, no qual, o protagonista do filme luta para por fim a um sistema vigente: “A queda de uma era”, em comparação com o fim da criminalidade no quarteirão da rua José Maria de Melo de São Gotardo, a “Zona”, região que era dominada pelo tráfico de entorpecentes e por pontos de prostituição.
Autor: Farley Rocha
Foto: Roncalli Marcos