Operação Hermes das polícias Civil e Militar cumpre mandados contra receptadores de fios e cabos
Empresas de reciclagem estão entre os alvos.
A Polícia Civil de Minas Gerais, com o apoio da Polícia Militar, desencadeou na manhã desta quinta-feira (22) a Operação Hermes na cidade de Patos de Minas. Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em empresas de reciclagem, visando o combate aos furtos e receptação de fios e cabos de cobre e alumínio.
Durante a ação, seis pessoas foram presas em flagrante por receptação, e também foram apreendidos 532 kg de fiação e cobre derretido, um padrão, uma balança e um tacho de cobre. Os furtos de fios e cabos se tornaram uma praga em Patos de Minas e trazem grandes prejuízos para órgãos públicos e privados. A cidade já chegou a ficar sem água, uma vez que os cabos da Copasa foram furtados.
Segundo a Polícia Civil, a investigação se iniciou em julho deste ano, quando foi instaurado um Inquérito Policial visando a apuração de casos de furto e receptação na cidade, juntando-se em média 100 ocorrências. Após a identificação dos suspeitos, foi realizada a representação junto ao Poder Judiciário, tendo sido expedidos mandados de busca e apreensão para 09 pontos de comércio com possível receptação.
A Operação foi denominada de Hermes, fazendo referência ao deus da mitologia Grega, deus dos comerciantes e ladrões, e contou com a participação de 14 Policiais Civis e equipe da Policia Militar.
Outras informações serão divulgadas em coletiva de imprensa pelo Chefe do 10º Departamento de Polícia Civil Jean Pierre Batista Neves, Delegado Regional Flávio Henrique da Costa Luciano, Delegado Bruno do Carmo Garcia e Major Alexandre.