Operação do MP prende e afasta diversos agentes públicos de Araguari por desvio de verbas do Cemitério

Foram cumpridos três mandados de prisão temporária, 32 de busca e apreensão e nove ordens judiciais de afastamento de agentes públicos e políticos.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Civil deflagraram nesta sexta-feira (13), a operação Hoopoe, com o objetivo de desbaratar esquema de desvios de recursos públicos na Prefeitura de Araguari, no Triângulo Mineiro. Hoopoe é um pássaro da mitologia que sobrevive de comer excrementos.

Foram cumpridos três mandados de prisão temporária, 32 de busca e apreensão e nove ordens judiciais de afastamento de agentes públicos e políticos. Há indícios da prática de crimes de organização criminosa, peculato, fraude à licitação e lavagem de dinheiro, cujas penas variam de três a 12 anos.

A operação contou com a participação de promotores de Justiça e 110 policiais civis. Do MPMG, participaram os seguintes órgãos: Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Araguari, Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), Grupo Especial de Defesa do Patrimônio Público (GEPP), Grupo de Apoio Operacional Policial (GOP) e Promotoria de Justiça de Combate aos Crimes Cibernéticos.

Segundo os promotores de Justiça, as investigações tiveram início com informações acerca da venda de túmulos no cemitério municipal. No decorrer dos trabalhos conjuntos do MPMG e da Polícia Civil, verificou-se que agentes públicos e políticos utilizavam os cargos para desviar recursos públicos em vários setores do Poder Executivo municipal e da Superintendência de Água e Esgoto (SAE). Com as condutas, os investigados agiram para obter benefícios políticos e econômicos em proveito próprio e de terceiros.

Fonte: Ascom MPMG

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais