Operação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil alerta para prevenção contra incêndio e pânico

A mobilização faz parte do trabalho de conscientização da população quanto a importância de se cumprir as normas de prevenção e combate a incêndio e pânico.

As equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil visitaram os comerciantes.

O Corpo de Bombeiros e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Patos de Minas realizaram na manhã desta quinta-feira (26), a “Operação Alerta Vermelha 2018”. A mobilização faz parte do trabalho de conscientização da população quanto a importância de se cumprir as normas de prevenção e combate a incêndio e pânico, principalmente em estabelecimentos de uso coletivo.

Nesta manhã, as ações da Operação Alerta Vermelho se concentraram na avenida Piauí, onde existem diversos pontos comerciais e de uso público. As equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil visitaram os comerciantes e esclareceram sobre a necessidade de se instalar sistemas de prevenção e combate a incêndio e pânico. Os profissionais também observaram o grau de risco existente em cada ambiente.

Segundo o Coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) e Coordenador da COMPDEC, 2º Tenente BM João Fernandes Caixeta, através de diretrizes e estratégias internacionais, legislações federais e estaduais, o município tem buscado ações concretas para que a população conviva em um ambiente seguro frente à urbanização crescente da cidade, bem como as mudanças climáticas.

“O município busca se desenvolver de forma sustentável e cada vez mais ordenadamente, buscando uma cultura de resiliência a desastres e sensação concreta de segurança das pessoas. A consciência da comunidade para o cumprimento da legislação de prevenção contra incêndio e pânico em edificações coletivas, comércios dentre outras, significa que, em caso de incêndios, acidentes, catástrofes e desastres, a população esteja melhor preparada e menos vulnerável a qualquer tipo de situação de perigo”, explicou o tenente Fernandes.

De acordo com o Coordenador da COMPDEC, é comum em desastres relativos a incêndios e outros acidentes, os bens econômicos e até vidas serem ceifadas e a edificação não possuir nenhum meio preventivo, como extintores e saídas de emergência, treinamento para evacuação a emergências, que caso estivessem efetivadas, poderiam inclusive ter diminuído danos econômicos e mesmo salvando vidas.

Para garantir uma cidade mais segura, segundo o tenente Fernandes, o primeiro passo é fazer com que as edificações estejam regularizadas junto ao Corpo de Bombeiros. Ele explicou que esta é apenas a primeira operação de conscientização realizada em 2018 e que outras ações serão realizadas ao longo do ano.

Últimas Notícias

MP denuncia homem que colocou roundup em garrafas d’água na geladeira da mãe

Veja mais

Polícia Militar Rodoviária chama atenção para rodovias com maior risco de acidentes na região

Veja mais

Vestibular Agendado do Unipam tem vagas para cursos presenciais e de Educação a Distância

Veja mais

Polícia Militar prende motociclistas que praticavam manobras perigosas em Patos de Minas

Veja mais

Combate à Dengue passa a aplicar inseticida no interior de imóveis para conter o transmissor

Veja mais

Homem se muda de fazenda, leva fios de pivô de irrigação e acaba detido, na MGC462

Veja mais