Operação com espuma e jatos d’água: incêndio em bitrem com diesel deixou BR365 interditada por mais de 17 horas

Apesar da capacidade total, foram constatados que havia apenas 3 mil litros de diesel nos tanques.

O incêndio na manhã dessa quinta-feira (15) em um bitrem carregado com diesel S10 na BR 365 deixou a pista interditada por mais de 17 horas. A liberação só aconteceu na madrugada desta sexta-feira (16). Foi realizado o transbordo do combustível. Apesar da capacidade total, foram constatados que havia apenas 3 mil litros de diesel nos tanques.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a ocorrência começou por volta das 9h30 dessa quinta-feira (15), quando foram acionados para atender um tombamento de caminhão de diesel S-10 na BR 365 próximo ao trevo de JK. No local, segundo motorista, o mesmo teria cochilado e perdido controle da direção do veículo vindo a sair da pista e invadir parte da ribanceira, parando inclinado sobre a mesma, momento no qual se iniciou um incêndio nos pneus do caminhão.

Durante o deslocamento das guarnições, realizou contato com a PRF orientando a distância correta para realização do isolamento da pista em ambos os sentidos, com raio de 800 metros, e interrupção total da pista pelo risco de explosão durante toda operação.

Ao chegarem, as guarnições fizeram uma avaliação inicial da cena, e procederam o combate ao incêndio de forma imediata, buscando controlar o foco do fogo nos pneus, e resfriar a carcaça do caminhão de forma contínua, para evitar superaquecimento e risco de rompimento.

Após controlado o risco principal na cena, as guarnições permaneceram no local em pronto empenho para casos de reignição e monitoramento da temperatura dos tanques de combustível, até a chegada das equipes de transbordo, análise técnica e guinchos, que foram até o local apenas por volta de 20h30.

Para realização do transbordo, foi necessário realização de aterramento do caminhão de forma a eliminar risco de faíscas, e o Corpo de Bombeiros inseriu espuma no interior dos tanques após a retirada do combustível de forma a inertizar o mesmo, evitando todo e qualquer risco eventual.

Segundo nota fiscal do produto, o carregamento de Diesel totalizava aproximadamente 62 mil litros de combustível, porém, no momento de transbordo do material, foi detectado somente 3 mil litros do mesmo. Sendo assim, a PRF tomando conhecimento da situação, haja vista não ter vazamento de combustível no local que justificaria ausência do restante do combustível, detalhou a situação em relatório e está a cargo de proceder com as providências cabíveis.

A ocorrência finalizou por volta das 02h30 desta madrugada, quando as guarnições do Corpo de Bombeiro retornaram para o quartel, ficando a cena responsável pela seguradora " Wagner Reguladora de Sinistros". A Polícia Rodoviária Federal informou que a liberação da pista aconteceu às 3h, mais de 17 horas após o incêndio.

Últimas Notícias

Final de semana em Patos de Minas tem risco de tempestades e ventos fortes, alerta Defesa Civil

Veja mais

Homem de 32 anos é indiciado por golpe do falso advogado; prejuízo foi de mais de R$50 mil

Veja mais

Nova regra de desconto na conta de luz já está valendo em Minas Gerais; veja o que fazer para ter acesso ao benefício

Veja mais

Homem confessa furto de cabo de bateria em oficina para comprar drogas em Patos de Minas

Veja mais

Polícia Militar desarticula laboratório clandestino de defensivos agrícolas em Patos de Minas

Veja mais

PRF intercepta ônibus clandestino em condições precárias com passageiros na BR365, em Patos de Minas

Veja mais