Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

O fato ocorreu na tarde dessa quarta-feira (18) em uma fazenda, na zona rural de São Gonçalo do Abaeté.

Uma ação de fiscalização da Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMAmb) destinada a combater a pesca predatória resultou na prisão em flagrante de um homem por posse ilegal de arma de fogo e na apreensão de petrechos de pesca proibidos. O fato ocorreu na tarde dessa quarta-feira (18) em uma fazenda, na zona rural de São Gonçalo do Abaeté.

De acordo com o relatório policial, a guarnição, composta por quatro policiais militares foi até o local para cumprir ordem de serviço e com o objetivo de reprimir crimes ambientais e proteger a ictiofauna durante o período da Piracema (2025/2026) no Rio Abaeté.

Durante as diligências, os militares estabeleceram contato com um senhor de 70 anos. Inicialmente, a abordagem visava obter informações sobre denúncias de pesca ilegal na região. No diálogo, um dos policiais avistou uma rede de emalhar no exterior da propriedade. Questionado, ele confirmou ser o dono do material, informando não ser pescador profissional.

Após autorização do morador, os policiais realizaram busca no interior da residência. Durante a ação, foi localizada uma espingarda/escopeta calibre .28, marca Rossi, escondida atrás de uma cômoda. Junto à arma, foram encontrados 13 cartuchos intactos, dois cartuchos carregados e um cartucho deflagrado, todos do mesmo calibre.

Em um depósito anexo à casa, os militares apreenderam mais quatro redes de emalhar e duas tarrafas – todos considerados petrechos de pesca proibidos para a categoria do morador.

Diante da posse da arma de fogo e munição sem registro, configurando crime previsto no Artigo 12 da Lei Federal 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento), ele foi preso em flagrante. Ele foi informado de seus direitos constitucionais e conduzido, sem o uso de algemas, ao quartel da PMMAmb em São Gonçalo do Abaeté para os procedimentos de registro.

Posteriormente, o homem, a arma e a munição foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas, onde o Auto de Prisão em Flagrante foi formalizado.

Os petrechos de pesca apreendidos (duas tarrafas e cinco redes, somando 75 metros lineares e 134 metros quadrados) foram encaminhados para a sede do 2º Grupamento da PMMAmb. Eles permanecerão sob custódia até serem entregues definitivamente à Unidade Regional de Fiscalização Ambiental do Triângulo Mineiro (URFIS-TM), para a destinação final cabível.

Além das medidas criminais, será lavrado um Auto de Infração administrativa ambiental contra Raimundo, por guardar aparelho de pesca de uso proibido. Ele foi orientado a apresentar defesa no prazo de 20 dias junto à Superintendência Regional de Meio Ambiente (SRAI) de Patos de Minas.

Últimas Notícias

Operação Refração da PC apreende veículos de luxo e anabolizantes em propriedade de alto padrão

Veja mais

Moradores denunciam situação precária da BR-352 na região da Rocinha; DNIT garante melhorias

Veja mais

Especialização em beleza aumenta oportunidades e impulsiona renda em Patos de Minas

Veja mais

Postos de Saúde abrem neste sábado em Patos de Minas para vacinação e mobilização contra a Dengue

Veja mais

Jovem de 22 anos perde R$ 6 mil em mais um golpe do falso intermediário de venda de veículo em Patos de Minas

Veja mais

Prefeitura vai instalar semáforo em cruzamento da Avenida Fátima Porto em Patos de Minas

Veja mais