Onça suçuarana de 50 kg foi capturada sem ferimentos após muito trabalho em Varjão de Minas
O animal oferecia riscos para os moradores e bombeiros.
Na manhã deste domingo (22), o 12º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Patos de Minas - MG, foi acionado para captura de uma onça suçuarana na garagem de uma residência na cidade de Varjão de Minas - MG. O animal oferecia riscos para os moradores e bombeiros.
Uma equipe de Bombeiros deslocou até o endereço, onde com ajuda voluntária do Médico Veterinário, pós-graduado em Medicina Veterinária de Animais Silvestres e Anestesiologia e Analgesia Veterinária e ainda com o apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente, traçaram estratégias para captura do animal.
De acordo com os Bombeiros, o felino era de grande porte e oferecia resistência à aproximação dos militares. Foram realizadas várias tentativas de captura com materiais adequados, sendo que o mesmo conseguia se desvencilhar e fugir.
A preocupação da equipe consistia na realização do trabalho de forma segura para a equipe, para o animal e para a população da cidade, com foco na contenção da onça dentro do terreno, uma vez que vários populares se aglomeraram nas imediações para acompanhar os trabalhos.
Depois de cerca de 3 horas de operação, a equipe conseguiu capturar o animal, sedar e conter o mesmo em uma jaula. Após capturada, foi realizada uma avaliação pelo médico veterinário e condução da mesma pela Polícia Militar de Meio Ambiente ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres em Patos de Minas para os devidos cuidados.
Trata-se de um animal macho adulto da espécie Puma concolor (suçuarana, onça parda e leão baio), pesando aproximadamente 50 kg. Ele apresentava-se debilitado com quadro de desidratação e necessitava de cuidados veterinários.