Oitava caminhada em louvor a Nossa Senhora da Abadia reúne milhares de fiéis em Patos de Minas
Na noite desse domingo (14), milhares de devotos se reuniram na paróquia de Nossa Senhora da Abadia para realizar a caminhada.
Hoje é comemorado em alguns municípios do país, o feriado de Nossa Senhora da Abadia. Embora o feriado seja no dia 15 de agosto, teve gente que se preparou muito antes para a data. Tradicionalmente, vários devotos vão caminhando até a basílica em Romaria para agradecer e pagar promessas. Em Patos de Minas a tradicional caminhada já chegou a sua oitava edição reunindo milhares de fiéis. Na noite desse domingo (14), milhares de devotos se reuniram na paróquia de Nossa Senhora da Abadia para realizar a caminhada.
Era por volta de 22h45 quando os fiéis saíram em caminhada. Eles partiram da paróquia no bairro São Francisco e seguiram pela Avenida Marabá até no encontro com a MGC-354. De lá, os fiéis seguiram em direção a BR-365, fizeram o viaduto e pegaram a Avenida JK. A partir daí, eles seguiram pela Avenida Fátima Porto até retornarem para a paróquia novamente por volta de 04h00. De acordo com Jener Vander, organizador da caminhada, todos os anos milhares de fiéis participam do evento em devoção a santa. "Na última edição, em 2019, nós tivemos aproximadamente 3.500 mil pessoas. Aí tivemos que parar por causa da pandemia e está retornando agora em 2022", disse ele.
A caminhada também marca o encerramento da festa em louvor a santa que está sendo realizada na paróquia de Nossa Senhora da Abadia. De acordo com o Padre Sebastião, o momento é muito apropriado para que as pessoas visitem a paróquia. "É uma benção a caminhada porque ela demonstra toda a devoção primeiro no amor de Deus por nós e na proteção, no cuidado e no zelo de Nossa Senhora para conosco", disse ele. Antes da caminhada, os fiéis aproveitaram para pedir proteção à imagem da santa na igreja. Uma enorme fila se formou dentro e fora do templo religioso.
Nossa Senhora da Abadia é um título dado à Virgem Maria, invocada na Igreja Católica. A origem do nome provém da freguesia de Santa Maria do Bouro, no concelho de Amares, no norte de Portugal. Esta devoção surgiu a partir de uma imagem proveniente do Mosteiro das Montanhas, na região de Braga, também em Portugal, no ano de 883. No Brasil a imagem é cultuada, sobretudo, nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins e São Paulo.
A imagem de Nossa Senhora da Abadia é muito bonita. Representa a Virgem Maria de pé, segurando ao colo o Menino Jesus coroado, e vestida com uma belíssima túnica de cor verde com flores, rosa, azul, e na mão direita um cetro de rainha para orientar os seus filhos e filhas.