Observadores monitoram Lagoas de Patos de Minas e detectam a presença de ave rara

A ave foi encontrada na Lagoa que existe abaixo do Ceasa, no local denominado Parque Bosque da Memória

Um trabalho de monitoramento da avifauna das lagoas existentes em Patos de Minas tem detectado a presença de aves residentes, migratórias e raras. Neste final de semana, o biólogo Renato Moreira conseguiu fotografar uma Galinha-d'água-carijó, espécie de ocorrência rara nesta região. A ave foi encontrada na Lagoa que existe abaixo do Ceasa, no local denominado Parque Bosque da Memória

Além da Galinha-d'água-carijó, os observadores já fotografam outras espécies residentes, como a Maria faceira, a Paturi-preta, o Frango-d'água-azul, o Mergulhão-caçador, o Jaçanã, a Marreca-cabocla e muitos outros. E também belas aves migratórias, como o Tuiuiú que é uma espécie migratória do Pantanal e o Gavião-do-banhado.

“No Município de Patos de Minas encontramos diversas lagoas que ao longo dos anos vem sofrendo constantes atos de degradação e perda de diversidade e funções ecossistêmicas. O Parque de Preservação "Bosque da Memória" foi criado com intenção conservar uma bela lagoa de origem natural, que abriga centenas de espécies de aves residentes e migratórias durante as estações do ano, inclusive durante os períodos de seca”, explica Renato Moreira.

O biólogo alerta, no entanto, que infelizmente essa bela paisagem tem sofrido com constantes incêndios criminosos durante os períodos de estiagem. “Por isso, a ONG ODS - Organização de Desenvolvimento Sustentável vem trabalhando para conscientizar a sociedade da importância de preservar essas lagoas, principalmente a lagoa natural do Parque Bosque da Memória que é um símbolo de nossa luta pela conservação de nossas lagoas. Em parceria com o Grupo de Observadores de Aves do Alto Paranaíba estamos realizando um monitoramento da avifauna que vive e utiliza esse ecossistema natural”, conclui Renato Moreira que além de biólogo é também mestre em Ecologia.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais