Obras na catedral revelam trechos do hino à Santo Antônio no revestimento do muro
As obras vão proporcionar melhorias tanto na parte interna quando na externa e incorporar novos elementos na gigantesca estrutura.
A Catedral de Santo Antônio está passando por uma ampla reforma. As obras vão proporcionar melhorias tanto na parte interna quando na externa e incorporar novos elementos na gigantesca estrutura. A construção do muro de arrimo, que gerou certa polêmica com a retirada das palmeiras, vai conter trechos do hino à Santo Antônio.
As obras foram iniciadas em agosto do ano passado e quase metade do serviço previsto já foi concluído. Segundo Rogério Pina, o arquiteto responsável pela elaboração do projeto, o novo telhado já está pronto, assim como o ar condicionado, banheiros, captação de água das chuvas, tubulação de som, e iluminação com instalação de placas fotovoltaicas para a produção de energia. Falta apenas a substituição do padrão para começar a funcionar.
Aos poucos, as obras nos fundos da catedral também vão sendo construídas. O muro de arrimo que possibilitou o nivelamento do terreno ficou pronto e agora está recebendo um revestimento especial. São placas cimentícias de fabricação nacional confeccionadas exclusivamente para a Catedral de Santo Antônio.
Algumas placas do revestimento contêm letras do alfabeto que possibilitam a construção de palavras e frases. Nesse caso, elas trazem trechos do hino à Santo Antônio, escolhidos pelos padres da Igreja Católica. “Santo Antônio, rogai por nós. Defendei a Nossa Igreja, ó sagrado padroeiro, nossa fé, nossa família, defendei ò Santo Antônio. Defendei esta paróquia, nossa paz, nossa unidade”, revela o texto.
As obras ainda estão longe de ser concluídas. A maior transformação vai acontecer na parte frontal da Catedral com a retirada do estacionamento e a construção de uma praça para os fieis.
Autor: Maurício Rocha