O que fazer em caso de empréstimo consignado não autorizado; Por Brian Epstein Campos

É importante não gastar o dinheiro, pois ele deve ser restituído.

É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas, enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto, ou fornecer qualquer serviço.

Independentemente desta vedação legal, a liberação não autorizada de empréstimo consignado corresponde a 25% das reclamações registradas no site “consumidor.gov.br” no ano de 2020.

As contratações desta modalidade de empréstimo subiram de 919.764 em 2019 para 1.848.621 em 2020, tudo fomentado pela baixa formalidade e alta demanda, principalmente no período de pandemia.

As práticas mais comuns de empréstimo consignado não autorizado derivam de “contratos em branco” assinados por descuido no momento da assinatura de um contrato bancário legítimo, de falsificações de assinatura e de fraudes em operações digitais.

A análise do extrato bancário e da folha de pagamento, ao menos uma vez ao mês, são providências que auxiliam a descoberta da fraude e diminuição do prejuízo.

A vítima de empréstimo consignado não solicitado deve providenciar a lavratura de um boletim de ocorrência junto à autoridade policial, registrar reclamação no PROCON e comunicar a fraude à instituição financeira.

É importante não gastar o dinheiro, pois ele deve ser restituído. Através de ação judicial, pode-se buscar o cancelamento do contrato, a restituição em dobro dos valores cobrados pelo banco e indenização por danos morais.

Últimas Notícias

Condutor e passageiro de motocicleta morrem em grave acidente na BR 354, em Rio Paranaíba

Veja mais

Acusação de furto de celular termina em agressões no Mercado Municipal e duas pessoas vão parar na Delegacia

Veja mais

Coreto Municipal completa 40 anos como símbolo da cultura e da memória de Patos de Minas

Veja mais

Calçada se abre e veículo fica preso em buraco de obra recente da Copasa em Patos de Minas

Veja mais

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais

Cuidados no preparo e armazenamento dos alimentos garantem ceias mais seguras no fim de ano

Veja mais