O que fazer com o dinheiro extra do 13º salário? Pesquisa mostra a intenção dos brasileiros

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) fizeram um levantamento sobre a intenção dos trabalhadores brasileiros.

Os trabalhadores brasileiros começarão a receber o 13º salário no dia 30 de novembro. (Foto: Arquivo Patos Hoje)

Os trabalhadores brasileiros começarão a receber o 13º salário no dia 30 de novembro. A segunda parcela vence no dia 20 de dezembro. O abono natalino, segundo o Dieese, vai injetar R$ 212 bilhões na economia brasileira. Para quem recebe o benefício, no entanto, é preciso ficar atento à melhor forma de utilizar esse dinheiro extra. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) fizeram um levantamento sobre a intenção dos trabalhadores brasileiros.

A pesquisa CNDL/SPC Brasil mostra que 23% dos trabalhadores devem usar 13º salário com presentes de Natal. O recebimento do Abono Natalino é visto pelos consumidores como uma oportunidade para organizar a vida financeira, 27% disseram que vão economizar. O estudo mostra ainda que 17% dos trabalhadores pretendem utilizar o dinheiro extra para quitar dívidas que estão em atraso.

Há ainda 16% dos trabalhadores que vão gastar o recurso durante as festividades de Natal e Ano Novo e 13% que vão pagar despesas essenciais da casa, como contas de água e luz. Outra alternativa que aparece com menos força é guardar o dinheiro extra para cobrir tributos e impostos típicos de início de ano, como IPTU e IPVA, por exemplo. Além disso, segundo pesquisa, 44% dos consumidores brasileiros vão recorrer a bicos para comprar mais presentes de Natal.

O Coach Financeiro, Fulgêncio Bontempo, orienta a população sobre como melhor investir o 13º. Ele diz que, primeiro, quitar as dívidas, principalmente com cartão de crédito e cheque especial. Depois, aliviar a pressão das contas do início do ano, caso não tenha feito um planejamento durante todo o ano. E, estando com esses dois pontos em ordem, investir. Começar uma reserva de emergência ou ampliar o investimento pra realizar algum sonho.

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais