O que fazer com o dinheiro extra do 13º salário? Pesquisa mostra a intenção dos brasileiros

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) fizeram um levantamento sobre a intenção dos trabalhadores brasileiros.

Os trabalhadores brasileiros começarão a receber o 13º salário no dia 30 de novembro. (Foto: Arquivo Patos Hoje)

Os trabalhadores brasileiros começarão a receber o 13º salário no dia 30 de novembro. A segunda parcela vence no dia 20 de dezembro. O abono natalino, segundo o Dieese, vai injetar R$ 212 bilhões na economia brasileira. Para quem recebe o benefício, no entanto, é preciso ficar atento à melhor forma de utilizar esse dinheiro extra. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) fizeram um levantamento sobre a intenção dos trabalhadores brasileiros.

A pesquisa CNDL/SPC Brasil mostra que 23% dos trabalhadores devem usar 13º salário com presentes de Natal. O recebimento do Abono Natalino é visto pelos consumidores como uma oportunidade para organizar a vida financeira, 27% disseram que vão economizar. O estudo mostra ainda que 17% dos trabalhadores pretendem utilizar o dinheiro extra para quitar dívidas que estão em atraso.

Há ainda 16% dos trabalhadores que vão gastar o recurso durante as festividades de Natal e Ano Novo e 13% que vão pagar despesas essenciais da casa, como contas de água e luz. Outra alternativa que aparece com menos força é guardar o dinheiro extra para cobrir tributos e impostos típicos de início de ano, como IPTU e IPVA, por exemplo. Além disso, segundo pesquisa, 44% dos consumidores brasileiros vão recorrer a bicos para comprar mais presentes de Natal.

O Coach Financeiro, Fulgêncio Bontempo, orienta a população sobre como melhor investir o 13º. Ele diz que, primeiro, quitar as dívidas, principalmente com cartão de crédito e cheque especial. Depois, aliviar a pressão das contas do início do ano, caso não tenha feito um planejamento durante todo o ano. E, estando com esses dois pontos em ordem, investir. Começar uma reserva de emergência ou ampliar o investimento pra realizar algum sonho.

Últimas Notícias

Homem aproveita sono dos pais e furta amaciador de carne em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso ao ser flagrado em cima de telhado; ele disse que estava fazendo limpeza das placas fotovoltaicas

Veja mais

Cãezinhos são abandonados em caixa de papelão na beira da estrada e só um é resgatado com vida

Veja mais

STF universaliza proteção do gênero feminino e amplia medida protetiva até mesmo fora de casa; entenda

Veja mais

Motorista e adolescente acabam na delegacia após moto atingir carro que tentava conversão

Veja mais

Médico Gratuito, sem coparticipação: Conheça o Cartão Saúde Amigo que dá acesso a médicos, exames e dentistas

Veja mais