O que é inventário? É obrigatório realizá-lo? Por Brian Epstein Campos

Em apertada síntese, o procedimento se destina ao levantamento e avaliação dos ativos e passivos, ao pagamento de dívidas e impostos e, finalmente, à distribuição da herança.

No contexto do direito das sucessões, “inventário” é o procedimento realizado após a morte de uma pessoa para apurar o patrimônio deixado por ela, a fim de partilhá-lo entre os seus herdeiros e legatários (beneficiados por meio de um testamento).

Em apertada síntese, o procedimento se destina ao levantamento e avaliação dos ativos e passivos, ao pagamento de dívidas e impostos e, finalmente, à distribuição da herança.

Trata-se de um procedimento obrigatório, sem o qual os bens deixados pelo falecido ficam bloqueados (não podem ser vendidos, por exemplo) e sujeitos à incidência de multa por atraso no recolhimento do ITCD, imposto devido pela transmissão da propriedade de bens ou direitos em razão do óbito.

Geralmente o procedimento de inventário é realizado pela via judicial, a requerimento de quem ficou na posse e administração dos bens deixados pelo falecido. Contudo, a abertura do inventário também pode ser requerida por outros interessados, como, por exemplo, um herdeiro, um credor do falecido ou de algum herdeiro, o Ministério Público ou a Fazenda Pública.

Em certos casos, o inventário poderá ser feito pela via administrativa (extrajudicial), no tabelionato de notas, por meio de escritura pública. Para tanto, é necessário que: 1) todos os interessados sejam capazes, isto é, maiores de 18 anos (ou emancipados) que possam exercer sozinhos os atos da vida civil; 2) o ato seja consensual, sem divergências entre os interessados; 3) o falecido não tenha deixado testamento.

Seja judicial ou extrajudicialmente, para se proceder ao inventário, é necessário que os interessados estejam assistidos por advogado ou por defensor público.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais

Alunos de Agronomia do Unipam produzem mudas nativas para recuperação de mata em Patos de Minas

Veja mais