Número de casos suspeitos de dengue chega próximo de 200 e preocupa autoridades

De acordo com Mariah Figueiredo, existem cerca de 5 mil caixas d' água sem tampa em Patos de Minas.

A dengue avança de forma silenciosa e perigosa em Patos de Minas. Em menos de uma semana, cerca de 50 casos suspeitos foram registrados e o número de notificações chegou perto de 200. A Secretaria Municipal de Saúde e o Programa Municipal de Combate à Dengue reforçaram as ações de combate ao mosquito transmissor, mas o apoio da população é fundamental para evitar uma epidemia.

Em pouco mais de uma semana, os mutirões de limpeza realizados pelo Programa de Combate à Dengue recolheram mais de 3 toneladas de materiais que acumulam água e servem de criadouro para o aeds aegypit. Mas só este trabalho não é suficiente para conter o mosquito transmissor da doença. De acordo com a gerente de epidemiologia da Secretaria de Saúde, Mariah Figueiredo, é preciso que a população participe do trabalho.

É dentro das casas que se encontra o maior número de criadouros do mosquito da dengue. Vasinhos de planta, latas jogadas no quintal e bebedouros de animais devem ser observados periodicamente. A maior preocupação, no entanto, é com as caixas d’água. De acordo com Mariah Figueiredo, um levantamento feito pelo Comitê de Enfrentamento da Dengue, mostra que existem cerca de 5 mil caixas sem tampa em Patos de Minas.

No passado, o Ministério da Saúde doava a tampa para quem não tinha. Agora é preciso que as pessoas comprem. Mas diante de números tão expressivos, a Secretaria Municipal de Saúde está buscando alternativas para adquirir tampas e evitar que as caixas d’água se transformem em criadouros de mosquito. O bairro Lagoa Grande é o que apresenta o maior número de casos suspeitos da doença.

As autoridades em saúde pedem que as pessoas colaborem com o trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue. Basta eliminar os objetos que acumulam água em suas casas e não jogar lixo em terrenos baldios. Para saber mais sobre a doença basta ligar para o disque saúde 0800 940 40 11.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais