Novo decreto consolida as medidas para combater a COVID-19 em Patos de Minas

O uso das máscaras continua sendo regulamentado pelo Decreto 4.815.

Prefeitura de Patos de Minas.

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas publicou no Diário Oficial Municipal-DOM- desta sexta-feira (24) o Decreto 4.816 consolidando as medidas que já foram adotadas até o momento para combater a COVID-19 no município. Além das orientações de assepsia, distanciamento e de não- aglomerações, o documento mantém o fechamento de setores e também restrições de funcionamento. O uso das máscaras continua sendo regulamentado pelo Decreto 4.815.

De acordo com o novo decreto, continuam suspensas as aulas na rede municipal de ensino, pública ou privada, devendo ser fornecido o ensino por meio virtual ou na impossibilidade continuar as atividades de ensino por outros meios como orientação de estudos em livros, apostilas de estudos “trabalhos escolares” e outros meios, para o aluno periodicamente realizar, de forma a assegurar o aprendizado e continuidade do ano letivo.

Também estão suspensas as atividades acadêmicas nas instituições de ensino superior, públicas e privadas, as atividades comunitárias, tais como: grupos de terapias, encontros e reuniões com público da terceira idade, atividades físicas coletivas, como academias de ginástica e similares; atividades no Conservatório Municipal, Museu de Patos de Minas, Praça CEU e Biblioteca Municipal.

A consolidação também determina a continuidade das suspensões dos projetos esportivos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (escolinhas de futebol e similares); a realização de campeonatos esportivos no município; a realização de eventos, reuniões, inclusive em espaços públicos, com mais de 10 pessoas (incluindo familiares), congressos e similares; sessões de cinema, realização de espetáculos e shows musicais, Folias de Reis, Congadas, Moçambiques e afins, festas, “festinhas”, confraternizações em salões, clubes, “bailões”, “forrós”, inclusive em casas, fazendas, chácaras particulares ou qualquer lugar que possibilite a aglomeração de pessoas.

De acordo com o decreto 4.816, ficam ainda suspensas as atividades no Centro de Convivência da Terceira Idade, no Projeto Viva Cristavo, no Programa Acessuas - Escola do Trabalho, na UAITEC e na Casa da Promoção Humana; as conferências, cursos, reuniões de conselhos municipais, de entidades, de associações, de sindicatos, de negócios, de trabalho e afins; a visitação ao Parque Municipal do Mocambo, com o fechamento do mesmo; as visitas em comunidades terapêuticas; a realização dos seguintes eventos do município: Fenapraça, Desfile Cívico e Estudantil, Taça Zona Rural, Corrida do Pipoquinha, Corrida do Milho, Olimpíadas Estudantis e demais eventos similares.

Também continuam proibidos o fretamento de ônibus coletivo para viagens de negócio/lazer, excursões, com destino a outras cidades e estados brasileiros; o comércio de alimentos preparados para o pronto consumo, no sistema de comércio ambulante e as atividades de tatuagem e colocação de piercings.

Ainda continuam suspensos a realização de eventos e diversos, reuniões, festas, feiras, congressos e similares, públicos ou privados, com mais de 10 pessoas, sendo que serão cancelados os alvarás expedidos para esses fins; os campeonatos de futebol em todo o município e a realização de leilão de gado no município de Patos de Minas.

Além disso, o extenso decreto ainda determina horários e medidas de restrição a serem adotadas pelo comércio, bancos, igrejas, restaurantes, lanchonetes, bares, feiras-livres, CEASA Regional, supermercados, shoppings e galerias. Todos devem tomar todas as medidas necessárias para garantir a não-propagação do coronavírus. Para as pessoas, a recomendação continua para ficarem em casa e, se forem sair, usarem a máscara. O decreto 4.815 estabelece que tanto os trabalhadores quanto os clientes devem estar de máscara. O decreto 4.816 que ainda enumera outras várias medidas traz ainda as punições em caso de descumprimento. Veja o novo decreto na íntegra!

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais