Novo Código de Posturas recebe 12 emendas e finalmente é aprovado na Câmara

O Projeto de Lei recebeu 17 emendas, mas as cinco que propunham mudanças na ocupação das calçadas foram retiradas.


Nas emendas, os vereadores também estabeleceram um prazo de 180 dias para que o novo Código de Posturas entre em vigor.
Depois de anos de trabalho para elaboração e de meses de debates e audiências públicas na Câmara Municipal, o novo Código de Posturas de Patos de Minas finalmente foi aprovado pelos vereadores na manhã desta quinta-feira (22). O Projeto de Lei recebeu 17 emendas, mas as cinco que propunham mudanças na ocupação das calçadas foram retiradas.

Aprovado por oito votos favoráveis e apenas um contrário, o novo Código de Posturas estabelece novas regras de convivência para atender as necessidades da população patense nos dias atuais. O antigo Código tinha mais de 40 anos e já estava totalmente ultrapassado. A nova lei deverá provocar algumas mudanças importantes.

O novo Código de Posturas, com mais de 100 páginas, estabelece regras para a utilização das vias e logradouros públicos, operações de construção, conservação e manutenção da propriedade, instalação de mobiliário urbano, exercício de atividades, uso da propriedade, saúde pública, vigilância sanitária, segurança, ordem pública e questões ambientais.

O novo Código de Posturas propõe mudanças em assuntos polêmicos que podem mexer com a rotina das pessoas e impõem regras mais rigorosas para práticas comuns do dia-a-dia, como a utilização dos espaços públicos. Mesas e cadeiras em calçadas, por exemplo, só com autorização da Prefeitura, em horários pré-determinados e nos locais onde for possível deixar um espaço mínimio de 1,20m para a circulação de pedestres.

Na Câmara Municipal, o Código de Posturas recebeu 17 emendas, sendo 5 relacionadas a utilização das calçadas para a colocação de cadeiras. Elas foram retiradas, prevalecendo o texto original. Por outro lado, algumas emendas provocam mudanças substanciais. Uma delas proíbe o uso de espaços públicos para a realização de propagandas.

Outra emenda importante dos vereadores diz respeito a carga e descarga. As empresas deverão obedecer o horário preferencial de 18 horas às 8 horas do dia seguinte para fazer a movimentação de mercadorias. Além disso, mesmo sendo à noite, o trabalho não poderá interromper o fluxo nas calçadas e nem no leito da via como acontece hoje.

Para a construção civil, uma emenda dos vereadores vai obrigar os proprietários dos imóveis a incluir os passeios nos projetos de construção. As calçadas deverão obedecer as regras de acessibilidade, caso contrário o imóvel não receberá o termo de recebimento da obra de infraestrutura e não será emitida a certidão de habite-se.

Nas emendas, os vereadores também estabeleceram um prazo de 180 dias para que o novo Código de Posturas entre em vigor e mais 120 dias para que o poder Executivo faça as regulamentações Necessárias. Além disso, os parlamentares determinaram através de emendas, que o Executivo faça campanhas educativas para informar a população sobre as mudanças.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais