Novo caminhão de combate a incêndio de R$ 1,5 mi chega ao Aeroporto de Patos de Minas

Curiosamente, nesta sexta-feira, o Aeroporto de Patos de Minas recebeu mais um caminhão, desta vez doado pelo Governo Federal.

O caminhão APII está avaliado em 1,5 milhão.

O Aeroporto Municipal de Patos de Minas chegou a ser interditado por não atender as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, entre elas a falta de um caminhão especial de combate a incêndio. Com muita dificuldade, o Governo do Estado adquiriu o veículo, que foi entregue em abril deste ano. Curiosamente, nesta sexta-feira, o Aeroporto de Patos de Minas recebeu mais um caminhão, desta vez doado pelo Governo Federal.

O caminhão APII é preparado para atender aeroportos. O veículo é comandado de forma eletrônica e possui caminhões e linhas de transmissão de agentes extintores de incêndio capazes de controlar as chamas até mesmo em aviões de grande porte. O novo caminhão vai incorporar a Brigada de Incêndio instalada no Aeroporto Municipal de Patos de Minas. Bombeiros treinados é que vão operar o equipamento.

Com o novo caminhão, o Aeroporto Municipal de Patos de Minas fica muito bem equipado para fazer o trabalho de combate a incêndio. O atendimento ao público, no entanto, vai continuar precário. O minúsculo terminal de passageiros, onde embarque e desembarque são feitos no mesmo local continua sendo motivo de muita reclamação. O prefeito Pedro Lucas apresentou um projeto de ampliação do Aeroporto ao Governo de Minas, mas ainda não obteve resposta.

Apesar da popularização do transporte aéreo no Brasil, em Patos de Minas o Aeroporto Municipal está longe de se manter. Pelo contrário, a Prefeitura tem que desembolsar muito para manter o local funcionando. O município não cobra taxas de pousos e decolagens, como ocorre nos grandes centros, e nem tão pouco recebe aluguel dos proprietários de aeronaves que utilizam os hangares existentes no Aeroporto Municipal.

O Aeroporto Municipal de Patos de Minas pode receber aeronaves para até 68 passageiros, os chamados ATR 72. A expectativa da população é de que novos voos regulares sejam implantados no futuro.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Idoso inabilitado avança parada, bate em ambulância do Samu e deixa três feridos, em Carmo do Paranaíba

Veja mais

Confraternização de Natal termina com convidados sendo agredidos e jovem preso em Patos de Minas

Veja mais

Homicídios caem mais de 50% e Patos de Minas registra ano histórico na área da segurança pública

Veja mais

Ex-companheiro é preso por perseguição, ameaças e tentativa de agressão com arma de fogo durante festa de Natal em Patos de Minas

Veja mais

Condutor e passageiro de motocicleta morrem em grave acidente na BR 354, em Rio Paranaíba

Veja mais

Acusação de furto de celular termina em agressões no Mercado Municipal e duas pessoas vão parar na Delegacia

Veja mais