Nova música de Raphael Piêit provoca reflexão sobre o tratamento religioso aos grupos LGBTQ

O clipe, que foi gravado na cobertura de um hotel da cidade, contou com cerca de 20 pessoas entre elenco e produção.

O cantor e compositor, Raphael Piêit, lançou, na manhã desta sexta-feira (18), o videoclipe de seu mais novo single intitulado “Purpurina”. A música é um manifesto em defesa da comunidade LGBTQ e um apelo contra a repressão religiosa. Os versos da canção expõem a experiência, vivida na pele de um jovem homossexual em uma comunidade cristã. O clipe, que foi gravado na cobertura de um hotel da cidade, contou com cerca de 20 pessoas entre elenco e produção.

Neste novo momento da carreira, Piêit mostra ao público que a arte também é instrumento para conscientização. No vídeo de “Purpurina”, o cantor é cercado por uma película transparente, enquanto é observado por olhos julgadores. Em sua pequena redoma, ele parece sufocado. A proposta é, demonstrar como muitos jovens gays se sentem dentro de grupos religiosos que não lidam bem com a questão LGBTQ e tratam o tema como um pecado mortal.

No entanto, apesar da temática forte, fotografia sombria, com enquadramentos dramáticos e letra direta sobre o tema, “Purpurina” é também uma gota de esperança. Ao longo da canção, é nítido para o ouvinte que há luta, há persistência e, no final, há aceitação e recomeço. O videoclipe segue nessa sintonia e mostra que, no fim das contas, o amor ainda é o melhor remédio contra o preconceito.

“E foi a coisa mais difícil e dolorida da minha vida. O sistema fica impregnado na sua mente, que prende por um bom tempo depois ou o resto da vida”, desabafou Piêit. Além disso, o jovem cantor chegou a revelar uma tentativa de suicídio e outros momentos dramáticos, que nasceram por conta da pressão do grupo e das dificuldades de lidar com a sexualidade. “E, calado, sem perceber, passei pela minha primeira depressão na vida, que culminou numa tentativa de suicídio. Afinal, foram anos pedindo a Deus pra me libertar e nada acontecia”, continuou em tom emocionado.

A nova música e o vídeo lançados nesta sexta-feira (18) são um divisor de águas do trabalho de Piêit, que embarca em nova onda de POP conceitual. Também é perceptível o engajamento do artista em defesa da causa LGBTQ. O EP que compõe “Purpurina” trará ainda outras canções com temáticas importantes e um apelo a uma nova realidade.

Últimas Notícias

Atleta patense do Vôlei Renata de Campinas comemora o título de vice-campeão da Superliga

Veja mais

Jovem tem moto furtada em frente à casa da namorada, mas acusado acaba preso pela PM

Veja mais

Patos de Minas abre 1.500 vagas de emprego em março e bate recorde para um único mês

Veja mais

Homem descumpre medida protetiva se recusando a sair de casa e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Empresas de laticínio fazem esclarecimento sobre apreensão de 20 toneladas de queijo em Patos de Minas

Veja mais

Comércio deve fechar neste 1º de Maio; veja o que abre e o que fecha em Patos de Minas

Veja mais