Nova modalidade do Trilhas de Futuro: alunos poderão concluir o ensino médio e técnico ao mesmo tempo

O programa será ofertado em escolas estaduais e nos Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesecs), na modalidade híbrida

A nova etapa do Programa Trilhas de Futuro – Jovens e Adultos, lançada pelo Governo de Minas nessa quarta-feira (15) é voltada para quem ainda não concluiu o ensino médio. A iniciativa pretende oferecer a 2,8 milhões de mineiros a oportunidade de finalizar a educação básica junto com um curso técnico gratuito e de qualidade, fortalecendo o desenvolvimento social e regional do estado.

O programa será ofertado em escolas estaduais e nos Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesecs), na modalidade híbrida. Os estudantes terão mil horas de Formação Geral Básica e entre 800 e 1,2 mil horas de aulas técnicas, de acordo com o Parecer CNE nº 20/2024.

O Trilhas de Futuro – Jovens e Adultos será implantado em todas as escolas que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além do diploma técnico, os alunos também poderão obter certificação como Microempreendedor Individual (MEI), o que permite iniciar uma atividade profissional mesmo antes de finalizar o curso.

Serão oferecidas 10 mil vagas em dez cursos técnicos: Administração, Agropecuária, Alimentação Escolar, Cooperativismo, Desenvolvimento de Sistemas, Eventos, Imagem Pessoal, Logística, Panificação e Vendas.

As pré-inscrições poderão ser feitas entre 24 de outubro e 14 de novembro, pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem). A divulgação das turmas e escolas acontece no dia 18 de dezembro, e as matrículas devem ser confirmadas entre 26/12/2025 e 9/1/2026. As aulas começam em fevereiro de 2026.

Outra novidade

Uma das novidades é a implantação da prova eletrônica com certificação, que será aplicada nas escolas estaduais. O exame terá 40 questões das quatro áreas do conhecimento e poderá garantir certificação do ensino fundamental (para maiores de 15 anos) e do ensino médio (para maiores de 18 anos), desde que o participante alcance pelo menos 60% de acertos.

Outra vantagem do programa é que, além da formação, os participantes recebem auxílio financeiro diário de R$ 20 para alimentação e transporte.

Últimas Notícias

PM Rodoviária inicia operação Pré-Carnaval 2026 com radares portáteis e etilômetros

Veja mais

Policiais sentem forte odor de maconha e encontram grande quantidade de drogas em residência

Veja mais

Princípio de incêndio em carro mobiliza Corpo de Bombeiros até estacionamento no Centro de Patos de Minas

Veja mais

Flipatos 2026! Patos de Minas terá Festival Literário Internacional no segundo semestre deste ano

Veja mais

Devedor ostenta, mas diz não ter bens. Como receber? Doutor Brian esclarece o que diz a lei

Veja mais

Homem furta drogaria, é atropelado horas depois e acaba preso quando recebia atendimento no hospital

Veja mais