No dia do Autismo, pais de campeão de Karatê alertam para o diagnóstico do transtorno

Arthur frequenta a escola convencional e adora as aulas de Karatê.

Arthur conquistou o título de campeão mineiro para sua categoria.

Hoje, 02 de abril, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Em Patos de Minas, os pais de um garoto autista de 9 anos, que acaba de ganhar uma seletiva do Campeonato Brasileiro de Karatê, abriram as portas para o Patos Hoje para falar da importância de se fazer o diagnóstico correto e de dar o tratamento adequado para o portador desse transtorno.

Segundo a Organização Panamericana de Saúde – OPAS – uma em cada 160 crianças é autista. Mas os registros mostram um número muito menor do que a realidade. A dificuldade é em conseguir diagnosticar o chamado Transtorno do Espectro Autista – PEA. Isso porque muitas pessoas preferem classificar crianças autistas como birrentas, mal criadas e antissociais.

A enfermeira Vânia Ruth Sevalhos e o médico Edson Podolan são pais de um garoto autista. Mesmo sendo profissional de saúde, Vânia explica que teve dificuldades para perceber que o filho era autista e depois para entender o transtorno. Mas depois disso, decidiu estudar e falar sobre o assunto para auxiliar outras pessoas.

Vânia afirma que crianças com autismo precisam de cuidados especiais, caso contrário o sofrimento é muito grande. As crianças autistas sofrem com o preconceito e com a falta de profissionais qualificados para lhe dar com esta questão. No caso do Arthur, o cuidado que pais tiveram para conhecer o transtorno foi fundamental.

Embora tenha sofrido uma crise recentemente, Arthur frequenta a escola convencional e adora as aulas de Karatê. A conquista do título de campeão mineiro para sua categoria e posteriormente a medalha de ouro em uma das seletivas do Campeonato Brasileiro de Karatê ajudam o garoto a estar sempre evoluindo.

Vânia orienta os pais a buscarem o diagnóstico e a não esconderem o autismo. Falar sobre o transtorno ajuda a si mesmo e a outras pessoas.

Últimas Notícias

Após denúncias anônimas, PM prende duas mulheres por tráfico de drogas em residência no bairro Santa Terezinha

Veja mais

Moradores de Patos de Minas sofrem com falta d’água neste domingo; Copasa culpa falta de energia

Veja mais

Em festa de aniversário, Falcão reúne lideranças e reforça projeto político com Cleitinho para o Governo de Minas

Veja mais

Homem agride companheira grávida e ameaça matar familiares; ela sentiu fortes dores na barriga e precisou ser encaminhada para o Regional

Veja mais

Mulher é presa por agredir a própria tia de 69 anos em via pública no bairro Aurélio Caixeta

Veja mais

Vereadores aproveitam reajuste para servidores municipais para proporem aumento dos próprios salários

Veja mais