No Dia da Abolição, coletivo patense realiza festival de cultura preta na luta contra o racismo

O evento será realizado virtualmente por meio de uma live no Facebook.

No dia 13 de maio de 1888, a Lei Áurea foi assinada e determinou a abolição da escravatura no Brasil. Exatos 133 anos depois, como forma de refletir sobre a data e denunciar a persistência do racismo no país, o Coletivo Madá de Patos de Minas realiza nesta quinta-feira (13), às 19h, o 1º FECAP - Festival de Cultura e Ancestralidade Preta.

O evento será realizado virtualmente por meio de uma live no Facebook. O festival terá apresentações de diversas manifestações culturais de resistência, como produções de literatura, danças e músicas, além de contar com a presença de grupos quilombolas e de moçambiques. Entre os convidados especiais, está o poeta africano Ernesto Moamba, de Moçambique, além de outras figuras importantes do Movimento Negro na cidade.

Segundo Élida Abreu, fundadora do Coletivo Madá, um dos objetivos do evento é chamar a atenção para o papel fundamental dos negros na história do país.

“Buscamos fazer um protesto em forma de manifestação cultural, ressaltando a importância do povo preto no contexto histórico da formação do Brasil”, explica Élida. “Hoje é um dia de luta, de denunciar o racismo e de reivindicar a abolição de fato. Por isso, queremos usar a cultura para enfatizar a importância da ancestralidade e mostrar a luta e a resistência dos nossos que passaram e dos que ainda estão aqui, além de exaltar os verdadeiros heróis da nossa história”.

Élida também chama a atenção para o fato de que, mesmo com a abolição da escravatura, os negros seguiram marginalizados na sociedade brasileira.

“A Princesa Isabel assinou a Lei Áurea e lavou suas mãos sobre a responsabilidade pelo povo preto. As pessoas foram jogadas na rua, sem nenhuma política pública que as amparasse, e isso reverbera até hoje. O racismo estrutural e a segregação nos impõem um modo de vida ainda muito diferente, e é isso que vamos exaltar no festival: nossos heróis e nossa cultura”, destaca.

Para participar do evento e assistir às apresentações, basta acessar a página do Coletivo Madá no Facebook, por meio deste link https://www.facebook.com/Coletivo-Mada-107031401447157/

Últimas Notícias

Em taque sangrento, pitbulls matam cão em Carmo do Paranaíba; imagens fortes

Veja mais

Moradores ficam sem energia após caminhão danificar fiação no condomínio Moradas

Veja mais

Professora faz apelo para encontrar motorista que bateu em seu carro estacionado no Centro e fugiu

Veja mais

Carros atingem pedestres após acidente causado por avanço de parada, na av. Brasil

Veja mais

Bazar de Santo Antônio reúne mais de 10.000 itens com preço baixo, nesta quinta-feira

Veja mais

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais