☰
✕

No Dia da Abolição, coletivo patense realiza festival de cultura preta na luta contra o racismo

O evento será realizado virtualmente por meio de uma live no Facebook.

No dia 13 de maio de 1888, a Lei Áurea foi assinada e determinou a abolição da escravatura no Brasil. Exatos 133 anos depois, como forma de refletir sobre a data e denunciar a persistência do racismo no país, o Coletivo Madá de Patos de Minas realiza nesta quinta-feira (13), às 19h, o 1º FECAP - Festival de Cultura e Ancestralidade Preta.

O evento será realizado virtualmente por meio de uma live no Facebook. O festival terá apresentações de diversas manifestações culturais de resistência, como produções de literatura, danças e músicas, além de contar com a presença de grupos quilombolas e de moçambiques. Entre os convidados especiais, está o poeta africano Ernesto Moamba, de Moçambique, além de outras figuras importantes do Movimento Negro na cidade.

Segundo Élida Abreu, fundadora do Coletivo Madá, um dos objetivos do evento é chamar a atenção para o papel fundamental dos negros na história do país.

“Buscamos fazer um protesto em forma de manifestação cultural, ressaltando a importância do povo preto no contexto histórico da formação do Brasil”, explica Élida. “Hoje é um dia de luta, de denunciar o racismo e de reivindicar a abolição de fato. Por isso, queremos usar a cultura para enfatizar a importância da ancestralidade e mostrar a luta e a resistência dos nossos que passaram e dos que ainda estão aqui, além de exaltar os verdadeiros heróis da nossa história”.

Élida também chama a atenção para o fato de que, mesmo com a abolição da escravatura, os negros seguiram marginalizados na sociedade brasileira.

“A Princesa Isabel assinou a Lei Áurea e lavou suas mãos sobre a responsabilidade pelo povo preto. As pessoas foram jogadas na rua, sem nenhuma política pública que as amparasse, e isso reverbera até hoje. O racismo estrutural e a segregação nos impõem um modo de vida ainda muito diferente, e é isso que vamos exaltar no festival: nossos heróis e nossa cultura”, destaca.

Para participar do evento e assistir às apresentações, basta acessar a página do Coletivo Madá no Facebook, por meio deste link https://www.facebook.com/Coletivo-Mada-107031401447157/

Últimas Notícias

Motorista perde controle em pista escorregadia e caminhão tomba na BR352, em Patos de Minas

Veja mais

Patos de Minas deve ter chuva e risco de tempestades, especialmente no domingo de eleições

Veja mais

Prefeitura de Patos de Minas coloca 22 imóveis públicos para venda em leilão online

Veja mais

Imagens mostram motociclista sendo arremessado violentamente dentro de padaria após batida com carro

Veja mais

Homem ameaça “estripar” sobrinhos em prédio no Centro de Patos de Minas

Veja mais

PM prende trio com caminhão clonado envolvido em roubo de carga avaliada em R$650 mil

Veja mais