Na última reunião do ano, Codema recebe comissão da OAB e da Associação Quilombola

O Codema aprovou algumas resoluções com ressalvas e a emissão de compensações e condicionantes ambientais.

Os membros efetivos do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente em Patos de Minas fizeram a última reunião ordinária de 2023 e, além de analisar pautas importantes na área ambiental, também receberam a visita oficial de representantes da Comissão de Direito Ambiental da 45ª Subseção da OAB Patos de Minas e do presidente da Conselho Municipal de Igualdade Racial para a apresentação de propostas que venham de encontro a interesses comuns, tanto na área jurídica ambiental, quanto no âmbito do patrimônio natural e cultural.

As advogadas Ana Carolina Brito e Michelle Lucas Cardoso da Comissão de Direito Ambiental da OAB se colocaram à disposição para o construção de projetos em conjunto com os órgãos de meio ambiente com o alinhamento de ações socioambientais em Patos de Minas. O representante do movimento dos quilombolas, Sr. José Ventura, fez uma exposição sobre a importância da raça negra na construção e desenvolvimento das cidades brasileiras, em que Patos de Minas está inserida em todo o contexto cultural e histórico. "O meio ambiente faz parte do povo negro, assim como o povo negro faz parte do meio ambiente", destaca Sr. Ventura durante a sua intervenção.

O objetivo da presença do representante do movimento quilombola na reunião do Codema foi repassar toda a documentação que prevê o direito de uso e ocupação de área no Parque do Mocambo para a instalação do Centro de Referência Negra, com o desenvolvimento de atividades de resgate, reconhecimento e valorização da cultura negra em Patos de Minas. O processo administrativo de n° 3106 foi protocolado na Prefeitura Municipal em 2014.

A última reunião do ano do Codema contou também com a presença de representantes do setor imobiliário que acompanharam a discussão e a aprovação de diretrizes ambientais de loteamentos e o descaucionamento de terrenos em Patos de Minas. O Codema aprovou algumas resoluções com ressalvas e a emissão de compensações e condicionantes ambientais para os pleitos dos empreendimentos em questão.

Na pauta ambiental estiveram presentes pontos que abordaram temas sobre requerimentos de supressão e poda de árvores, a situação da coleta e destinação de resíduos em condomínios, empresas e indústrias particulares e a utilização de recursos depositados no Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA), no valor de 185 mil reais, para a compra de veículo para apoio à  fiscalização ambiental e atividades da Diretoria de Meio Ambiente e ao Programa Pronascentes.

Houve também na pauta dos informes gerais a apresentação de denúncias sobre danos ambientais ocorridos nas últimas semanas em Patos de Minas e a apresentação de uma série de proposições a serem analisadas e contempladas na Lei de Diretrizes Orçamentárias no orçamento público municipal para o exercício de 2024.

A próxima reunião do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente em Patos de Minas (Codema), marcada em caráter extraordinário no dia 10 de janeiro, para a apresentação de sugestões e aprovação de propostas para a revisão e otimização do estatuto e regimento interno para melhor dinâmica e funcionamento do órgão ambiental.

Últimas Notícias

Flávio Alves retorna à diretoria executiva da URT e diz que clube está perto de fechar com o novo técnico

Veja mais

Jovem é preso por tráfico de drogas após PM encontrar crack e cocaína em imóvel no Alto dos Caiçaras

Veja mais

Últimos dias para garantir participação no Reload Patos de Minas; veja a programação

Veja mais

Após 3 dias de buscas, Corpo de Bombeiros encontra homem desaparecido morto em grota em Lagoa Formosa

Veja mais

Filho é preso após furtar mesa e cadeiras da casa da própria mãe de 64 anos em Patos de Minas

Veja mais

Homem desfere vários golpes de madeira contra mulher após ela cobrar por relação sexual

Veja mais