Mutirão do Direito de Ter Pai: dezenas de pais doam material para o exame de DNA

Alguns até dispensaram o exame.


O mutirão resolveu a situação de dezenas de pais, mães e filhos.

O Mutirão do Direito de Ter Pai, promovido pela Defensoria Pública, coletou nesta sexta-feira (17) material genético de dezenas de pessoas para a realização do exame de DNA. A intenção é comprovar a paternidade e fazer com que as pessoas possam incluir na certidão de nascimento o nome do pai. Alguns até dispensaram o exame.

Os integrantes da Defensoria Pública de Patos de Minas lançaram a campanha no dia 22 do mês passado. E a procura foi grande. Setenta e sete pais fizeram a inscrição para reconhecer os filhos. Nesta tarde, médicos e profissionais de saúde fizeram a coleta de material genético de 43 supostos pais para fazer o exame de DNA.

Sete resolveram dispensar o exame e decidiram registrar o filho. A intenção da campanha é garantir que as pessoas tenham o nome do pai oficializado no documento. Segundo a defensora pública, Maria Emília Machado da Cunha, o índice de pessoas com apenas o nome da mãe na certidão de nascimento chega a 10% e é considerado alto.

Quarenta e cinco testes foram disponibilizados gratuitamente. Para aqueles que faltaram à coleta, será ajuizada uma ação para reconhecimento da paternidade. O mutirão aconteceu na sede da Defensoria Pública, que fica na rua Olegário Maciel, número 203, segundo andar, no centro da cidade e foi considerado um sucesso. “Várias mães, filhos e pais tiveram a situação resolvida”, ressaltou.

De acordo com os defensores públicos, o reconhecimento de paternidade de forma amigável torna o processo mais ágil e menos doloroso, além de desafogar o judiciário.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Idoso de 66 anos é indiciado por espionar adolescentes no banheiro por meio de buraco oculto na parede

Veja mais

Mãe é presa em flagrante após criança com autismo ser encontrada sozinha na Orla da Lagoa Grande

Veja mais

Doutor Hely anuncia a destinação de R$ 6 milhões para a Santa Casa de Patos de Minas

Veja mais

Em busca da Elite do Mineiro, novo técnico do Mamoré manda recado para a torcida do Sapão

Veja mais

Célio Humberto é eleito novo presidente da Coopatos; eleição aconteceu hoje

Veja mais

Fenamilho 2026 anuncia Guilherme e Benuto de portões abertos no dia 31 de maio

Veja mais