Museu de Patos de Minas terá diversas atividades na Jornada Mineira do Patrimônio

Nesta semana, entre os dias 12 e 17 de setembro, Patos de Minas celebrará a 3ª edição do evento.


Uma das atividades será a visita orientada.

Nesta semana, entre os dias 12 e 17 de setembro, Patos de Minas celebrará a 3ª edição da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, cujo tema é: “Quando minha história conta a história de todos”. O evento ocorre simultaneamente em todo o Estado durante o mês de setembro, sendo organizado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA. O objetivo do projeto é estimular a realização de ações em diversos pontos do Estado, sensibilizando a sociedade para o reconhecimento e transmissão de seus valores culturais.

De acordo com Geenes Alves, Historiador do MuP, Patos de Minas acompanhará o tradicional e significativo movimento da cultura mineira, com uma programação ampla e diversificada. A Semana de Patrimônio Cultural, realizada anualmente pela Prefeitura de Patos de Minas, é o evento mais importante da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural.

Este ano todos os eventos serão realizados na sede do MuP – Museu da Cidade de Patos de Minas. A abertura será na segunda feira, dia 12/09, a partir das 08 horas, e terá a participação especial de músicos e musicistas do Coral do Conservatório Municipal “Professora Galdina Corrêa da Costa”. Em seguida, teremos o lançamento do vídeo “A cidade revelada”, contando em verso e prosa a história do referido município.

Na sequência, receberemos alunos e educadores do ensino médio da E. E. “Marcolino de Barros” para uma visita orientada à casa de Olegário Maciel, agora sede do MuP. Nessa ocasião, a eles serão apresentados, por meio de objetos, fatos e fotos, os processos que deram origem ao município, bem como possibilitaram sua evolução política, econômica, social, e, por assim dizer, também cultural, ao longo do tempo.

Juntamente à exibição do vídeo e da visita orientada, pauta certa na programação do evento ao longo da semana, o MuP prepara ainda apresentações artístico-culturais diversas, com a presença de grupos de dança, de teatro, de musicais, entre outros. Desse modo, a Prefeitura de Patos de Minas, por meio da DIMEP – Diretoria de Memória e Patrimônio, da Secretaria Municipal de Cultura, convida a todos para participar dessa festividade, que intenciona fazer emergir no coração dos patenses um sentimento de pertença à história da nossa querida cidade.

Maiores informações sobre a programação podem ser obtidas na sede do Museu, pelo telefone 34-3822-9665 ou por meio do site: museudacidade.blogspot.com.

Autor: Farley Júnio

Fonte: DIMEP – Diretoria de Memória e Patrimônio e MuP – Museu de Patos de Minas

Últimas Notícias

Mãe e filha são indiciadas por homicídio qualificado por assassinato de idoso em Patos de Minas

Veja mais

Campanha para vítimas das chuvas em Minas tem ponto de arrecadação na Praça do Fórum

Veja mais

Patos de Minas começa o ano com mercado de trabalho em alta e 308 novas vagas

Veja mais

Homem é preso pela Polícia Ambiental após anúncio de venda de espingarda pelo whatsapp em Patos de Minas

Veja mais

Carretas batem de frente e motoristas ficam feridos no trevo da BR 365 com a Estrada da Serrinha

Veja mais

Polícia procura ladrão que invadiu igreja em Lagamar, arrombou cofre e furtou mais de R$ 15 mil

Veja mais