MPF ajuíza ação contra a União para a instalação de Delegacia da PF em Patos

O Governo Federal pode ser obrigado pela Justiça a instalar uma Delegacia da Polícia Federal em Patos de Minas.


Prédio do Ministério Público Federal em Patos de Minas.

O Governo Federal pode ser obrigado pela Justiça a instalar uma Delegacia da Polícia Federal em Patos de Minas. O Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública para que a União instale o órgão na cidade. Atualmente, a subseção judiciária de Patos de Minas é atendida pela Delegacia da Polícia Federal de Uberlândia que atende outros 60 municípios e está sobrecarregada.

Segundo informações da Delegacia da Polícia Federal de Uberlândia no mês de fevereiro deste ano, tramitavam cerca de 570 inquéritos, dentre os quais 200 originaram-se de ocorrências na subseção de Patos de Minas. Para atender a demanda, cada investigação ou execução de atividade de rotina nesses municípios exige uma complexa logística, com o planejamento prévio em rotas, para efetivar-se o maior número de diligências possíveis.

O Ministério Público Federal alega que tais dificuldades refletem diretamente na atuação policial da DPF/Uberlândia. “Em decorrência da significativa demanda na cidade de Patos, há, em toda a região, um sensível comprometimento tanto na prevenção e repressão da criminalidade, quanto na apuração de infrações penais”, diz o procurador da República Cléber Eustáquio Neves.

Ele lembra que a PF é responsável por inúmeras atribuições além das que se referem especificamente à investigação de crimes contra a União, Caixa Econômica Federal, INSS, instituições federais de ensino, Correios e demais pessoas de direito público federais. “Podemos citar ainda o controle de armas de fogo em poder da população, a expedição e renovação de passaportes, o cadastro de entidades atuantes no ramo de adoção internacional de crianças e adolescentes, o controle da segurança privada, a fiscalização sobre produtos químicos que possam ser destinados à elaboração de drogas ilícitas, além da própria repressão ao crime internacional de drogas nos aeroportos, entre várias outras atividades”.

A instalação de uma Delegacia da Polícia Federal em Patos de Minas é um anseio antigo da população, que começou com a instalação da Vara da Justiça Federal.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais