MP pede demissão de 34 assessores de vereadores e de diretores da Câmara de Patos de Minas

Recomendação expedida pelo órgão esta semana determina a demissão imediata de 34 dos 51 assessores que trabalham atualmente atendendo aos 17 vereadores da cidade.

O Ministério Público quer a extinção imediata de dois terços dos cargos de assessor parlamentar existentes na Câmara Municipal de Patos de Minas. Recomendação expedida pelo órgão esta semana determina a demissão imediata de 34 dos 51 assessores que trabalham atualmente atendendo aos 17 vereadores da cidade. O órgão pede também a regularização de outros cargos.

De acordo com a promotora de justiça Vanessa Dosualdo Freitas, o Ministério Público investiga as contratações irregulares na Câmara Municipal de Patos de Minas desde 2013. O caso foi encaminhado para Belo Horizonte e a procuradoria geral do órgão entendeu que diversas contratações na Câmara Municipal de Patos de Minas estão irregulares.

Diante disso, o Ministério Público emitiu recomendação para a mesa diretora do Legislativo Patense para que sejam extintos dois cargos de assessores parlamentares, permanecendo apenas um cargo. Se a decisão for cumprida, 34 assessores parlamentares serão demitidos. Como o salário referente a este cargo é de aproximadamente R$ 3 mil, a economia para os cofres seria de mais de R$ 1,2 milhão em apenas um ano.

O Ministério Público também pede a extinção de outros cargos que estariam irregulares como assessor de comunicação, chefe de divisão de contabilidade, chefe da divisão de apoio parlamentar, chefe da divisão de informática, chefe da divisão de tesouraria e chefe da divisão de recursos humanos, além dos dois cargos de procuradores.  O órgão entende que a Câmara Municipal deveria ter apenas um procurador e esse contratado através de concurso.

A recomendação foi encaminhada ao presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas com prazo de 30 dias para ser cumprida. O presidente da Câmara Francisco Frechiani disse que vai falar sobre o assunto assim que tiver acesso à recomendação emitida pelo Ministério Público.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais