MP investiga pais que estariam proibindo filhos de irem à escola em Patos de Minas

A Promotoria da Infância e Juventude já ouviu algumas partes e faltam outros procedimentos.

O Ministério Público está investigando pais de duas crianças em Patos de Minas que estão impedindo as crianças de irem à escola. Uma garotinha de 9 anos e seu irmãozinho de 5 anos nunca teriam frequentado as aulas regulares de ensino. A Promotoria da Infância e Juventude já ouviu algumas partes e faltam outros procedimentos.

O Patos Hoje recebeu a denúncia nessa quarta-feira (12). De acordo com a informação, o Conselho Tutelar também já foi cientificado sobre o caso. O procedimento começou a ser verificado no ano passado, mas, como não houve conclusão, nenhuma medida foi adotada e as crianças continuam sem serem matriculadas em uma instituição de ensino.

As informações que chegaram até o Patos Hoje apontam que os pais, moradores do Bairro Jardim Europa, estariam proibindo os filhos de irem à escola por questões de cunho religioso. “As crianças não têm contato com a família e vivem afastadas de tudo e todos, somente no convívio de pessoas que são coniventes com essa sandice”, apontou o denunciante.

Especialistas apontam que os prejuízos para as crianças podem ser enormes. Além de não desenvolver as habilidades e competências necessárias indicadas na Base Nacional Comum Curricular-BNCC, eles podem ser prejudicados socialmente e afetivamente, já que não terão a importante interação social própria do ambiente escolar.

O Patos Hoje confirmou que o Ministério Público está investigando o caso que pode configurar o crime de abandono intelectual. De acordo com decisões do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, “o abandono e negligência não se verificam apenas pelo aspecto material, mas também nas acepções intelectuais e, sobretudo, afetivas.”.

Ainda segundo as decisões, “desde o nascimento, os filhos têm direito a proteção e cuidados de seus genitores, proporcionando-lhe educação e formação, além dos interesses morais, sociais e afetivos, elementos imprescindíveis para concorrerem para uma segura estruturação intelectual e psíquica”. Em casos extremos, além da pena de detenção, os pais podem até perder o poder familiar.

O Patos Hoje não conseguiu contato com os pais. Caso queiram se posicionar sobre a ocorrência, informando se procede ou não a denúncia ou os motivos de não matricularem as crianças em uma instituição escolar, o posicionamento deles será postado neste espaço.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais