MP denuncia ex-prefeito de Tiros por nomear servidor sem escolaridade exigida por lei

O prefeito reconheceu a irregularidade e exonerou o servidor em julho de 2024.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciou um ex-prefeito de Tiros (gestão 2021-2024) por crime de responsabilidade. Ele é acusado de nomear servidor público para cargo comissionado, em desacordo com a legislação municipal. A ação foi proposta pela Procuradoria de Justiça Especializada em Ações de Competência Originária Criminal (PCO)

Segundo a denúncia, o ex-prefeito, em duas ocasiões (2022 e 2024), nomeou um servidor público para o cargo de diretor de Serviços Urbanos da prefeitura de Tiros, mesmo sem comprovação da escolaridade mínima exigida por lei municipal (Lei 1.316/2014), que determina a conclusão do ensino médio como requisito para ocupação da função.

Após tomar conhecimento do fato por meio de uma denúncia anônima, o MPMG cobrou informações do município. De acordo com a PCO, o prefeito reconheceu a irregularidade e exonerou o servidor em julho de 2024. Mas três meses depois voltou a nomeá-lo para o mesmo cargo, o que segundo o MPMG, caracterizou dolo consciente e repetição no descumprimento da lei.

Para o MPMG, a conduta do ex-prefeito configurou crime de responsabilidade por nomear servidor público irregularmente e por negar execução a lei municipal, em concurso material e formal. Se condenado, ele pode pegar pena de até seis anos de prisão.

Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada do Ministério Público de Minas Gerais

Últimas Notícias

Alunos de Agronomia do Unipam produzem mudas nativas para recuperação de mata em Patos de Minas

Veja mais

Homem que enviava cartas e tentou beijar garota à força, além de outros atos, é preso em Lagoa Grande

Veja mais

Policiais prendem mulher durante visita íntima e mais dois detentos por tráfico na Penitenciária do Carmo

Veja mais

Ao ser advertido sobre mendicância, homem ameaça com faca diretor da Rodoviária e acaba preso

Veja mais

Condutora é presa após atingir poste e lixeira e ameaçar de morte policial no Centro

Veja mais

Polícia Civil detalha operação que apreendeu máquinas de bronzeamento artificial em Patos de Minas

Veja mais