Concurso seleciona cabos eleitorais e comissionados em Tiros e vira alvo da Operação Superdotados do MP

Operação Superdotados começou a ser montada há um mês

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Tiros e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) - Regional de Patos de Minas, com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais, deflagrou, na manhã desta segunda-feira (06), a “Operação Superdotados”, que visa apurar supostas fraudes ocorridas no concurso público municipal de Tiros/MG, edital n. 001/2022, publicado para o preenchimento efetivo de 90 vagas, correspondentes a 29 cargos. Muitos classificados já ocupavam cargos na Prefeitura.

De acordo com a Assessoria de Comunicação Integrada do Ministério Público de Minas Gerais- MPMG-, a operação, que está sendo montada há um mês, cumpriu treze mandados de busca e apreensão, inclusive na sede da Prefeitura Municipal de Tiros e na empresa responsável pela elaboração do certame, na cidade de Andrelândia/MG.

As investigações se iniciaram após o recebimento de diversas denúncias envolvendo o possível favorecimento de candidatos. A partir dessas informações, o MPMG efetuou diligências preliminares e constatou que muitos dos aprovados e classificados dentro do número de vagas já ocupavam cargos na Administração Municipal, a maioria contratados sem concurso, além de ocupantes de cargos comissionados, agentes políticos e cabos eleitorais do chefe do Executivo Municipal.

Apurou-se ainda que o número de vagas ofertadas no edital foi muito inferior ao número de pessoas já contratadas sem concurso pelo Município. Outro fato que chamou a atenção durante as investigações é que muitos desses candidatos alcançaram notas exemplares, com pontuação acima de 90%.

O próximo passo será a análise do material apreendido. Demais diligências ainda não podem ser divulgadas, para não comprometer o resultado das investigações. A Promotoria de Justiça de Tiros permanece à disposição da população tirense e dos candidatos que prestaram o concurso público, para receber informações, documentos e denúncias que possam auxiliar nas investigações.

Últimas Notícias

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais

Homem que matou desafeto na frente da filha é condenado a mais de 11 anos em Patos de Minas

Veja mais

Servidores da Prefeitura podem ter final de ano dos sonhos com 13º e “Rateio”; veja detalhes

Veja mais