MP assina termo para restauração e revitalização de igreja de mais de 290 anos em Paracatu

A igreja começou a ser construída em 1730

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Paracatu, assinou, na quinta-feira, 29 de junho, um Termo de Cooperação Técnica com a Mitra Diocesana, o Município de Paracatu, e o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico (COMPHAP) para garantir a restauração e revitalização da Igreja Matriz de Santo Antônio, naquela cidade.

A igreja teve sua construção iniciada, provavelmente, por volta de 1730. Entre as características marcantes da sua arquitetura está a ausência de torres sineiras no corpo da igreja, como a sua composição volumétrica. Essa particularidade - um traço da arquitetura religiosa goiana – se explica pelo povoamento da região ter influência da expansão paulista para os sertões de Goiás. Outra característica que chama a atenção é o conjunto de sete retábulos no seu interior, sendo os mais antigos e interessantes os do arco cruzeiro, em estilo joanino.

A promotora de Justiça Mariana Duarte Leão avalia que a cooperação para a reforma da Igreja Matriz demonstra o amadurecimento das instituições envolvidas. “A defesa do patrimônio cultural e sua preservação trazem benefícios para todos”, afirma.

O MPMG irá acompanhar e fiscalizar o cumprimento do termo de cooperação. Também irá destinar verbas para o Fundo Municipal de Cultura – FUMPAC, que poderão ser direcionadas para as obras da igreja matriz de Santo Antônio, a critério do gestor do fundo.



Após ação do MPMG, município de Paracatu entrega praça histórica revitalizada

Após atuação do Ministério Público de Minas Gerais, a prefeitura de Paracatu executou a revitalização das praças Ademar Neiva e Getúlio Vargas. As praças, conhecidas como Largo do Rosário, ficam no Núcleo Histórico de Paracatu, tombado pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) desde 2017.

Agora, a prefeitura deverá inspecionar, a cada três meses, os cuidados com a limpeza e a conservação das praças e seus jardins; fiscalizar os eventos realizados no local, especialmente quando houver montagem de estrutura fixa, e se abster de fazer qualquer alteração nas praças sem aprovação dos órgãos competentes.

“A proteção do Largo do Rosário é, sem dúvida, a forma mais adequada de se preservar o patrimônio cultural do município, que não pode ser vítima de baixas em seu conjunto arquitetônico, sob pena de total aniquilação da importância histórica, paisagística e turística da cidade”, destaca a promotora de Justiça de Paracatu, responsável pela ação, Mariana Duarte Leão.

Em 2021, o MPMG determinou a instauração de Procedimento Administrativo para garantir que as praças Ademar Neiva e Getúlio Vargas cumprissem a sua função social, e, na mesma ocasião, encaminhou ao prefeito e ao secretário de Cultura a Recomendação Administrativa nº 06/2021, que tratou da conservação e restauração da praça.

O prefeito e o secretário municipal de Cultura informaram ao MPMG que os projetos paisagístico, de recuperação do calçamento e de substituição dos bancos e estruturas quebradas já estavam elaborados e que o município assegurou recursos para a reforma das praças.

Em outubro de 2021, durante reunião com a promotora de Justiça, o prefeito, o secretário municipal e o procurador do município se comprometeram a recuperar as praças em quatro meses, mas, passado esse prazo, houve apenas a remoção de um banco quebrado, que sequer foi substituído. Com o fim do prazo estipulado no acordo, o município não tomou as providências necessárias para a restauração. Dessa forma, foi ajuizada a Acp para compelir o Município a cumprir o que havia sido acordado. Os pedidos foram julgados procedentes e, após a condenação, o município iniciou a reforma e a restauração foi concluída esta semana.


Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada do Ministério Público de Minas Gerais

Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais