MP abre inquérito para apurar condições da barragem da Mosaic em Patos de Minas

Notícias que aportaram ao Ministério Público informaram a situação de ausência de estabilidade da citada barragem, com classificação de nível 1 de emergência.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instaurou nesta sexta-feira (16), o Inquérito Civil nº 0480.24.000135-8, com a finalidade de apurar as condições e as medidas adotadas para assegurar a estabilidade e a segurança da barragem B, de responsabilidade da empresa Mosaic Fertilizantes, na unidade de Patos de Minas.

Notícias que aportaram ao Ministério Público informaram a situação de ausência de estabilidade da citada barragem, com classificação de nível 1 de emergência.

No Inquérito Civil, o MPMG determinou a expedição de ofícios à Agência Nacional de Mineração (ANM), à Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), bem como à Defesa Civil Municipal e Estadual requisitando, em síntese, informações quanto à situação de segurança e estabilidade da estrutura, bem como sobre a atual demonstração da suficiência e operacionalidade do PAEBM da barragem B. Foram ainda requisitadas informações à empresa responsável.

Conforme o promotor de Justiça responsável pela defesa do Meio Ambiente de Patos de Minas, José Carlos de Oliveira Campos Junior, e a promotora de Justiça Coordenadora Regional de Meio Ambiente, Carolina Frare Lameirinha, “estamos atuando com celeridade para o adequado esclarecimento dos fatos e adoção das medidas necessárias à proteção das pessoas e do meio ambiente."

Ontem (15), a empresa enviara um comunicado à imprensa tranquilizando a população de que não há risco para o meio ambiente, nem para as pessoas. No  comunicado, a empresa destacou que estava tomando medidas para garantir a segurança da barragem. A Mosaic reconheceu que não obteve sua Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) junto à Agência Nacional de Mineração (ANM), porque estudos identificaram que a estrutura não atingiu alguns requisitos exigidos na legislação vigente.

Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais