Movimento Psicologia em Ação faz oficina de enfrentamento ao abuso sexual infantojuvenil

Neste sentido, o Departamento de Graduação e Pós-graduação em Psicologia da FPM, promoveu a Oficina ‘Carinho que é bom, não pode ser Segredo’.

Na oficina, foi apresentada a ‘Cartilha Super Aconcheguinho’ escrita pela pesquisadora Mariana Aparecida.

A violência e suas repercussões, tanto na saúde quanto na qualidade de vida da população, são abordadas em inúmeros estudos, envolvendo prevalência, detecção de maus-tratos, entre outros. Neste sentido, o Departamento de Graduação e Pós-graduação em Psicologia da FPM, promoveu a Oficina ‘Carinho que é bom, não pode ser Segredo’.

A oficina foi ministrada pelas profissionais e pesquisadoras Mariana Aparecida Pereira Dias Nunes -Psicóloga; Mestranda em Promoção de Saúde na Universidade de Franca (UNIFRAN); Projeto Aconchego de Araxá-, Daniela D'Eluz-Especialista em Direito Público e em Direito de Família. Assessora Jurídica do Projeto Aconchego de Araxá-, e a Profa. Dra. Lilian Cristina Gomes do Nascimento-Fisioterapeuta; Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde – UNIFRAN-, com a temática – ‘Enfrentamento ao abuso sexual infanto-juvenil’.

Na oficina, foi apresentada a ‘Cartilha Super Aconcheguinho’ escrita pela pesquisadora Mariana Aparecida, e no decorrer da atividade foi abordado nesse panorama da violência infantojuvenil, o abuso sexual presente em toda a história, que constitui um dos assuntos mais delicados da realidade social e demanda ações visando proteger este público. Por meio de uma ação grupal teve como finalidade capacitar os universitários para a prevenção e enfrentamento do abuso sexual infantojuvenil.

Para as convidadas, a manhã de sábado foi repleta de troca de experiências e conhecimentos, de forma gratificante, o que permitiu a elas destacarem "a confiança no trabalho desenvolvido pelo grupo e pelo curso de Psicologia da FPM ter abraçado e se tornado um parceiro do projeto com uma causa tão nobre", quando se trata da violência infantojuvenil, principalmente a exploração sexual, e agradeceu ao Coordenador Junior Antoniassi.

O Coordenador destacou a importância de se promover ações de extensão no ambiente acadêmico envolvendo alunos da graduação, pós-graduação, professores e sociedade civil, o que vai ao encontro dos anseios e demandas da sociedade. Antoniassi agradeceu a presença das professoras Carla Andrade e Fabiana Cury docentes titulares do curso de Fisioterapia, Claudia Andrade docente titular do curso de Odontologia e Neusa Esméria docente titular do curso de Pedagogia. E fez um destaque especial aos alunos presentes exaltando o compromisso com uma Psicologia mais humana e Social, onde ninguém solta a mão de ninguém, cuja o engajamento demonstrando em comparecer num sábado de manhã aponta para este diferencial.

Junior também destacou a parceria firmada entre o Departamento de Graduação e Pós-graduação em Psicologia da FPM com a Universidade de Franca através do Programa de Stricto Senso em Promoção de Saúde, o coordenador afirmou que esta parceria com os  pesquisadores do programa tem auxiliado a estruturação de um novo modelo de organização curricular não somente da Psicologia mas também da FPM, visando a FPM tornar-se uma Universidade Promotora de Saúde.

Fonte: Ascom FPM

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais