Mortes por Covid-19 são cuidadosamente investigadas por especialistas em Patos de Minas

Para chegar a esses números, no entanto, um departamento da Prefeitura trabalha em um rigoroso processo de investigação.

O boletim da Covid-19 divulgado diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que Patos de Minas já tem quase 650 casos da doença, seis mortes confirmadas e quatro mortes em investigação. Para chegar a esses números, no entanto, um departamento da Prefeitura trabalha em um rigoroso processo de investigação.

Em entrevista ao programa Contraponto dessa terça-feira (07), a diretoria de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Elisane Bicalho, explicou que o trabalho de investigação é feito diariamente e inclui todas as unidades de saúde, tanto públicas quanto particulares. Segundo ela, os casos confirmados só são lançados após a divulgação do resultado de exame.

Com relação às mortes, a investigação é ainda mais rigorosa. Mesmo com um primeiro exame confirmando a infeção por coronavírus, o óbito é informado à Secretaria de Estado da Saúde e só depois de contraprova é que é feita a divulgação. Ela explicou que os quatro óbitos lançados como suspeitos tem todos os indicativos de Covid-19, mas o lançamento no boletim só será feito após a comprovação.

O setor de epidemiologia investiga também a incidência de outras doenças. Elisane explicou que a situação da Covid-19 é de longe a mais preocupante. Segundo ela, o município caminha para chegar a 10 mortes pela doença contra uma morte por Dengue e nenhum morte por H1N1, em um momento em que  o número de casos não para de crescer.

Outra preocupação é com relação a estrutura de saúde. Elisane voltou a alertar que os leitos de UTI, tanto público quanto privados, estão praticamente esgotados. Ela orientou a população a redobrar os cuidados e a procurar a unidade de saúde se apresentar qualquer sintoma da doença.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais