Morre aos 86 anos Doutor Dirceu Deocleciano Pacheco, um dos fundadores da Fepam
Formado em odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, ele teve participação decisiva na criação da Fundação Educacional de Patos de Minas e na abertura de diversos cursos superiores, principalmente na área da saúde.
Morreu na noite dessa quinta-feira (04) em Patos de Minas Dirceu Deocleciano Pacheco, aos 86 anos. Formado em odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, ele teve participação decisiva na criação da Fundação Educacional de Patos de Minas e na abertura de diversos cursos superiores, principalmente na área da saúde.
Quando foi homenageado na Câmara Municipal de Patos de Minas, a justificativa trazia a seguinte mensagem:
Dirceu Deocleciano Pacheco nasceu em Patos de Minas (MG), no dia 26 de maio de 1937. Cursou a Escola Normal de Patos de Minas (atual Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel) e o Instituto Gammon em Lavras (MG).
Aprovado em vestibular na Faculdade de Odontologia e Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (atual Faculdade de Odontologia da UFMG) graduou-se em dezembro de 1960. Em março de 1961, iniciou seus trabalhos em consultório odontológico.
Exerceu vários cargos na ABO/Patos de Minas tendo sido Presidente em 4 ocasiões. Realizou várias jornadas odontológicas nesta cidade.
Na Igreja Presbiteriana de Patos de Minas, desempenhou diversas atividades, dentre elas, há mais de 20 anos, como Presbítero e Pregador Leigo.
É membro da Loja Maçônica “Amor e Justiça 3ª” desde 1962 tendo recebido condecorações como: “Cruz da Inconfidência (1975)” e Membro Honorário (1988).
Foi membro e Diretor Geral do Consórcio de Entidades de Assistência e Promoção Social (CEAPS) e Secretário Municipal de Saúde na gestão do prefeito Dr. Jarbas Cambraia e parte do governo Pedro Lucas.
No ano de 1968 foi convidado para ser membro do Grupo de Trabalho designado para instalar a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas. Em 69 integrou o Conselho Fiscal da Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM). Em 1986, assume a Presidência do Conselho Curador, em que permanece durante muitos anos, reeleito por seus pares em 5 escrutínios diferentes.
Indicado como Diretor da Faculdade de Farmácia na montagem inicial do curso, foi eleito e reeleito em votação direta de professores, alunos e funcionários; permanecendo à frente da FACISA – Faculdade de Ciências da Saúde, que congrega os cursos de Farmácia, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Medicina.
Nota de Pesar da Prefeitura
“A Prefeitura de Patos de Minas informa, com pesar, o falecimento de Dirceu Deocleciano Pacheco, ocorrido nesta quinta-feira (4/4/24).
Cirurgião-dentista reconhecido pelo profissionalismo, ele foi importante não só no campo da odontologia, como também no avanço do ensino superior de forma geral na cidade.
Dirceu Pacheco foi secretário municipal de Saúde em mais de uma gestão, tendo também deixado valioso legado ao serviço público, onde é lembrado até os dias de hoje.
Que familiares e amigos encontrem a força necessária para superar este difícil momento”.
Velório
Doutor Dirceu será velado na Primeira Igreja Presbiteriana – localizada na avenida Getúlio Vargas – 582 – centro. O sepultamento está marcado para as 16h.