Morre aos 85 anos ex-governador de Minas Hélio Garcia

Morreu na madrugada de hoje (6), aos 85 anos, o ex-governador de Minas Gerais e ex-prefeito de Belo Horizonte, Hélio Garcia.

Morreu na madrugada de hoje (6), aos 85 anos, o ex-governador de Minas Gerais e ex-prefeito de Belo Horizonte, Hélio Garcia. Ele estava internado desde 28 de maio no Hospital da Unimed, onde fazia tratamento contra uma embolia pulmonar.

Nascido em 16 de março de 1931, Hélio Garcia foi prefeito de Belo Horizonte entre 1983 e 1984, ano em que foi eleito governador de Minas Gerais para mandato até 1987. Em 1991 foi novamente eleito governador do estado, para um mandato que durou até 1995, quando foi sucedido por Eduardo Azeredo (PSDB).

Garcia teve passagens por seis partidos: UDN, Arena, PP, PMDB, PRS e PTB. Foi um dos principais articuladores para a formação da Aliança Democrática, uma coligação que envolveu o PMDB e a Frente Liberal, que na época era uma dissidência que agrupava integrantes do PDS e da antiga Arena, e que posteriormente formou o PFL e, mais recentemente o DEM. Foi a partir da Aliança Democrática que a candidatura de Tancredo Neves se consolidou.

Por meio de nota, o Hospital Unimed informou que o ex-governador deu entrada na Unidade Contorno no último dia 28, com “quadro de pneumonia comunitária grave, vindo a falecer em 6 de junho, em decorrência de insuficiência respiratória”.

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

IPVA 2026 em Minas Gerais começa a vencer no dia 09 de fevereiro; veja tabela

Veja mais

Natal provoca aumento na movimentação da Rodoviária de Patos de Minas; saiba principais destinos

Veja mais

Filho é preso em flagrante por invadir casa da mãe e descumprir medida protetiva em Patos de Minas

Veja mais

Defesa Civil alerta para a possibilidade de tempestades até o natal em Patos de Minas

Veja mais

DER-MG restringe tráfego de veículos de grande porte nas rodovias estaduais durante o Natal e o Ano Novo

Veja mais

Copasa fica sem energia e pode deixar diversos bairros de Patos de Minas sem água

Veja mais