Morango, uva, água mineral: o comércio ambulante é permitido ou proibido em Patos de Minas?

A Prefeitura passou a permitir e regulamentou a atividade em 2021, mas há regras.

A Prefeitura de Patos de Minas está intensificando as ações de orientação e fiscalização junto aos vendedores ambulantes que atuam na cidade. O objetivo é garantir que a atividade, regulamentada pelo Decreto nº 5.098/2021, seja exercida de forma organizada, preservando o equilíbrio com os estabelecimentos comerciais fixos e assegurando a boa convivência nos espaços públicos.

Até 2021, o comércio ambulante não tinha autorização em Patos de Minas. A partir da atual administração municipal, a atividade foi regulamentada, garantindo aos ambulantes o direito de trabalhar legalmente, desde que cumpram regras básicas, como a necessidade de licença, o cumprimento de distâncias mínimas de negócios similares, a preservação do espaço de circulação de pedestres e a apresentação da licença emitida pela prefeitura.

O comércio ambulante, no entanto, não é permitido nos centros comerciais, como as ruas Major Gote, Olegário Maciel e a Praça do Mercado. De acordo com o secretário de Planejamento, Hamilton Francisco da Silva, a recente ocupação da área central por vendedores ambulantes motivou o reforço da fiscalização, que neste primeiro momento está sendo feita de forma orientativa. “A prioridade da regulamentação é prevenir transtornos e garantir que o comércio, seja ele fixo ou ambulante, aconteça de forma justa e equilibrada. Mas, em caso de descumprimento, as penalidades previstas no decreto poderão ser aplicadas, como multa ou apreensão das mercadorias”, explica.

O prefeito Luís Eduardo Falcão ressalta que o foco não é impedir o trabalho dos ambulantes, mas organizar a atividade. “Nossa gestão foi a primeira a incluir os ambulantes dentro da legalidade. Hoje eles têm espaço para trabalhar, mas é fundamental respeitar as regras. Assim protegemos tanto as famílias que vivem do comércio ambulante quanto os lojistas que também geram empregos e pagam impostos”, afirma.

Para se legalizar, o processo é simples e rápido: basta procurar a Sala Mineira do Empreendedor, onde a equipe da prefeitura está à disposição para orientar cada trabalhador. O telefone é o 3822-9100, o número também é WhatsApp.

Últimas Notícias

Casal acaba preso após câmeras gravarem homem escalando poste e furtando fiação e medidores de energia

Veja mais

DNIT inicia manutenção na BR 352 em Patos de Minas e moradores comemoram melhorias no trecho

Veja mais

Atleta patense de apenas 14 anos se destaca em competição internacional de vôlei

Veja mais

Batida frontal entre veículos de passeio deixa um morto e pelo menos três feridos na BR 365, em Patrocínio

Veja mais

Saúde passa por transformação em Patos de Minas com investimento pesado em novas obras, reformas e ampliações

Veja mais

Motorista morre após caminhão aquaplanar e bater em carreta, na BR354

Veja mais